Depoimento de Palocci agrada investidores estrangeiros

Por Gazeta Admininstrator

Os investidores estrangeiros consideraram positivo o depoimento do ministro da Fazenda Antonio Palocci na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
“O risco de que ele saia do cargo diminuiu, porque a leitura é que a reação às críticas foi boa e isso deve diminuir a pressão política sobre isso”, disse o economista Ricardo Amorim, chefe de análise econômica e recomendação de investimentos para a América Latina do banco West LB em Nova York.

O temor dos investidores é que um possível substituto de Palocci não teria a mesma capacidade do ministro de resistir à pressão da parte do PT que é contrária à atual política macroeconômica e defende aumento dos gastos do governo.

“No mínimo ele ganhou uma sobrevida e eventualmente mais do que isso”, diz Amorim.

"Convincente"

O economista Nuno Camara, responsável pela área da América Latina do banco de investimentos Dresdner Kleinwort Wasserstein (DRKW), em Nova York, diz que o ministro foi bastante convincente nas explicações.

“Ficou bem clara a determinação dele de ficar no cargo. Ele pareceu bastante entusiasmado e isso foi bastante positivo”, afirmou Camara. “No curto prazo pelo menos, isso deve dissipar a incerteza sobre a possível mudança no Ministério.”

A iniciativa do ministro de se colocar à disposição para responder perguntas sobre qualquer assunto – e não apenas sobre a economia, como previa um acordo entre os partidos – repercutiu muito bem entre os investidores estrangeiros. “Isso não afasta totalmente a possibilidade de que ele seja envolvido em novas denúncias, mas será preciso que elas sejam seguidas de provas”, diz Amorim.

Nuno Camara diz que o depoimento nas CPIs ainda coloca o ministro numa posição vulnerável.

“Ainda existe uma incerteza sobre o envolvimento ou não dele nas acusações e envolvendo a Prefeitura de Ribeirão Preto”, avalia.

O dólar encerrou o dia em queda, mas o depoimento começou depois que o mercado de câmbio já havia fechado. “O mercado já havia precificado a antecipação do depoimento como uma notícia boa”, explica Amorim. “A não ser que ele diga alguma coisa muita forte no fim do depoimento, a reação deve ser positiva também nesta quinta-feira”, afirmou.

Já a Bolsa de São Paulo fechou em alta e o mercado de dívida não fechou afetado. “O mercado de dívida estava mais focado no que está acontecendo nos Estados Unidos”, disse Camara.