Depois de conquistar a residência pelo EB-5, brasileiro busca novos investidores

Por Marisa Arruda Barbosa

12336318_470316119806881_492955904_n
[caption id="attachment_101270" align="alignleft" width="345"] Newton Azevedo, com a esposa Rose, a filha, Katia, o genro, Eduardo e os netos Henrique (15 anos) e Daniel (8).[/caption]

Newton Azevedo, juiz aposentado no Brasil, reside legalmente nos EUA em virtude de seu investimento EB-5 em um grande hospital batista no Alabama. Depois que uma série de episódios de violência aconteceu perto dele, com amigos e familiares, o paulista começou a pesquisar sobre o visto de investidor nos EUA, até que descobriu o EB-5.

“A minha filha sempre quis morar nos Estados Unidos, mas disse que só viria se nós viéssemos também. Depois de perder amigos em um assalto e que dois casais de amigos foram sequestrados em São Paulo, comecei a pensar em meus netos e que não me perdoaria se algo acontecesse com eles”, relatou Newton.

Em abril de 2014, a filha de Newton, que também investiu no hospital, chegou aos EUA acompanhada dos dois filhos e do marido. Três meses mais tarde, foi a vez de Newton chegar com a esposa. Eles se instalaram na região de Winter Garden, no condado de Orange. Trinta dias depois de instalados, chegaram os green cards por correio. “O processo todo demora de seis meses a um ano. No Brasil, passamos pela entrevista no consulado e entramos com o visto de imigrante no passaporte. Depois de um mês, nos tornamos residentes”.

Agora, Newton entrou em um novo empreendimento que também visa captar mais investidores em caráter EB-5. Ele é sócio da rede de day care Amazing Explorers, que oferece opções para investidores que buscam abrir seu próprio negócio em diversas cidades dos EUA.

Newton conta que entrou no hospital como investidor passivo, ou seja, sem nenhuma participação dentro da empresa. Depois de cinco anos, ele explica que recebe de volta o valor do investimento com uma correção de 3,5%. No caso da rede Amazing Explorers, ele relata que o investidor já vira sócio e terá o retorno do investimento antes dos cinco anos completos.

“Fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que a rede de pré-escolas é um bom negócio, já que o governo americano não oferece esse tipo de serviço público”, relatou Newton. Entre os cinco sócios do empreendimento, três são brasileiros.

A primeira escola piloto do Amazing Explorers já está aberta em Oviedo, no condado de Seminole. A escola se concentra no conceito STEM - Science, Technology, Engineering and Math, e conta com alta tecnologia. Newton relata que o interesse de investidores nesse projeto está alto e já existem mais três novas escolas em processo de contrato na Flórida com um mesmo investidor. A primeira deve ser aberta dentro de dois meses. Recentemente, um investidor de São Paulo que quer imigrar para os EUA também demonstrou interesse no projeto.

Newton acredita que mesmo que o valor do investimento seja aumentado na sexta-feira, não haverá menos procura de pessoas interessadas em investir para obter o green card. “Quem está disposto a investir essa quantia não tem somente esse dinheiro contado. Acredito também que projetos como o nosso, que oferecem um retorno mais rápido, podem fazer sucesso”, disse. “Além disso, há o aspecto social do visto EB-5, que cria empregos”.

Valor de investimento do EB-5, ou visto de investidor, pode sofrer aumento esta semana

O programa EB-5, que permite que investidores estrangeiros residam nos Estados Unidos legalmente por meio de um investimento de $500 mil dólares que gere 10 ou mais novos empregos, poderá passar por mudanças drásticas no dia 11 de dezembro.

Pela primeira vez, no ano passado, o programa que tem 25 anos excedeu o limite de 10 mil pedidos, chegando a 10.692 no ano fiscal de 2014.

Nos últimos anos, apoiadores do programa dizem que investidores estrangeiros têm sido uma alternativa importante de fonte de financiamento para grandes empreendimentos em New York e Miami, além de projetos menores, como uma fábrica em North Dakota, que faz embalagens recicláveis.

Ao mesmo tempo, críticos dizem que esta é uma forma da elite global comprar a cidadania americana.

Com isso, o programa tem criado controvérsia e casos de fraude têm sido investigados, fazendo com que o Congresso fosse inundado com propostas de mudança nas regras do visto de investidor. A validade do programa era até meados de setembro, quando o Congresso emitiu uma extensão até o início de dezembro para a votação das propostas. A advogada brasileira Renata Castro, que tem uma extensa carteira de clientes que investiram em projetos visando a obtenção do green card menciona, a seguir, uma lista das mudanças mais radicais apresentadas até agora pelo senado norte-americano.

Valor do investimento O investimento mínimo, que hoje é de $500 mil, poderá subir para $800 mil dólares. O programa não tem reajuste do valor mínimo desde 1990 e até os proponentes do programa apoiam um aumento do valor mínimo de investimento. Apesar do reajuste, não há sinal de desaceleração na procura pelo programa, que é cada dia mais popular entre os brasileiros.

Áreas de investimento As áreas de investimento reduzido seriam limitadas a áreas realmente rurais. Hoje, o processo de seleção de áreas que se qualificam para o investimento mínimo de $500 mil dólares é de jurisdição do governo estadual, e desde que a área seja considerada de alto nível de desemprego, o projeto se qualifica como TEA - Targeted Employment Area. Para qualificar como TEA, áreas conhecidas como census tracts deverão ter um nível de desemprego acima da média nacional.

Maior proteção ao investidor Outras medidas de proteção ao investidor também foram propostas no Congresso, como a implementação de maiores requisitos de informações obrigatórias a serem oferecidas aos investidores no momento do investimento. Uma das medidas mais apoiadas na comunidade de EB-5 é a obrigatoriedade de ausência de histórico criminal por parte dos sócios em grupos empreendedores que utilizam o capital EB-5 para financiar seus projetos. Além disso, os investidores poderão exigir um histórico de comissões e custos associados ao seu investimento, fazendo com que o processo seja mais transparente.