Depois de uma luta de quase 10 anos, brasileiro casado com americano consegue o “green card”

Por Gazeta News

genesio

O brasileiro Genésio Oliveira e o americano Tim Coco celebraram 13 anos de relacionamento no dia 4 de janeiro, vivendo pela primeira vez a certeza de que não poderão mais separados, como aconteceu no passado. A comemoração veio dois dias depois que Genésio recebeu o “green card”, seu cartão de residência americano. As informações são do “G1”.

O bolo da comemoração trazia a imagem do Green Card de Genésio e celebrava o fim de uma longa batalha.

Genésio e Tim se casaram em 2005 e em 2007 fizeram o primeiro pedido para a permanência de Genésio, hoje com 35 anos, nos Estados Unidos. Com o pedido negado, o brasileiro teve que voltar ao seu país e o casal cogitou ir morar no Canadá ou na Inglaterra. Mas decidiram lutar.

Em 2007, o publicitário Tim aproveitou a visita do então senador (e hoje secretário de Estado) John Kerry à sua cidade, Haverhill, em Massachusetts, e contou sua história. Kerry prometeu ajudar e de fato ajudou. Três anos depois, Genésio conseguiu um visto humanitário para ficar provisoriamente nos Estados Unidos. Mas a garantia tinha que ser renovada a cada expiração e sempre havia o medo de que a renovação não ocorresse.

Em 2013, quando a Suprema Corte dos EUA derrubou o Defense of Marriage Act (DOMA), que só reconhecia o casamento entre um homem e uma mulher, casais homossexuais passaram a ter os mesmos direitos e benefícios federais que os casais heterossexuais. Isso abriu caminho para o pedido de revisão do caso de Genésio pelo departamento de Imigração.

Ao todo, o casal chegou a gastar mais de 100 mil dólares na tentativa de conseguir a residência permanente. "É incrível a diferença do que aconteceu, de 2007 pra 2015. Em oito anos tudo mudou. Hoje 36 estados (e Washington DC) aceitam o casamento gay e não interferiu na vida de ninguém".