Deportação de brasileiros é quase o dobro em 2017

Por Gazeta News

Dados do Itamaraty revelaram que, até o final de novembro deste ano, 139 brasileiros foram deportados, quase o dobro do registrado em 2016, quando 73 brasileiros foram enviados de volta ao país. O número não leva em conta os brasileiros que estão presos e aguardam audiência, segundo o Itamaraty.

Além das deportações, uma pesquisa divulgada pelo jornal O Globo revelou que pelo menos 95% dos brasileiros entrevistados em Boston tem ao menos um parente sem documentação legal no país e que mesmo com o cerco aos imigrantes indocumentados, familiares e amigos de quem já mora nos EUA continuam vindo com a intenção de fixar residência.

Da comunidade brasileira em Massachusetts, a maior do país com cerca de 400 mil pessoas, oito em cada dez brasileiros que vivem na região de Boston afirmam que a vida piorou desde que Donald Trump assumiu a presidência, seguindo questionamento da pesquisa.

Mesmo com a situação pior e o risco da deportação, muitos familiares de brasileiros continuam a chegar com a intenção de morar no país. A pesquisa descobriu famílias com cinco gerações de imigrantes brasileiros.

A localidade de Framingham, onde 20 mil dos 70 mil habitantes são brasileiros, e recentemente elegeu a primeira vereadora brasileira na história dos Estados Unidos, se tornará cidade em 2018 e debate sobre a possibilidade de proteger os imigrantes se tornando uma cidade-santuário como tantas outras espalhadas pelo país.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de novembro com 302 brasileiros em Framingham, Somerville e Cambridge, no estado de Massachusetts, pela Ideia Big Data.