Deputado de Miami pede aprovação de lei que torna "Dreamers" cidadãos

Por Gazeta News

carlos curbelo congress site
[caption id="attachment_139357" align="alignleft" width="278"] Carlos Curbelo é deputado republicano e representa o distrito de Miami-Dade. Foto: Carlos Curbelo Congress.[/caption]

O Deputado republicano Carlos Curbelo, que representa o distrito de Miami-Dade (FL), anunciou nesta sexta-feira, 10, que encaminhou um projeto de lei no Congresso onde pede a cidadania aos "Dreamers", dando-lhes o direito de ficar nos Estados Unidos legalmente.

Esta é a segunda vez que Curbelo tenta fazer com que seu projeto de lei seja aprovado no Congresso. “Ele ficou parado no ano passado, mas este ano, tem uma boa chance de passar”, afirmou.

Em entrevista à rede CNN nesta sexta-feita, Curbelo defendeu sua proposta. "Essas crianças estavam do outro lado da fronteira e foram trazidas para cá ainda novas por seus pais ou familiares. Elas não violaram nenhuma lei", afirmou.

Cerca de 700 mil “Dreamers” em todo o país estão registrados sob o DACA, uma ordem executiva do presidente Barack Obama que os protege da deportação.

Sob a nova proposta de lei de Curbelo, essas crianças e jovens que foram trazidos para os EUA antes de janeiro de 2012 estariam protegidas e teriam o caminho para a cidadania. Entre os requisitos para se encaixar na lei está ter 16 anos ou menos, ou a graduação no ensino médio, e não ter nenhum registro criminal grave.

"Estas são as crianças da América e já é tempo de aceitá-los e dar-lhes o caminho para a cidadania americana completa, para que possam desfrutar plenamente e participar da experiência americana", defende Curbelo.

Durante a campanha presidencial, o presidente Donald Trump prometeu revogar o DACA, mas até então, em suas ordens executivas ele não incluiu os “Dreamers”.

Fonte: Local 10.