Deputado diz que "mulheres devem ganhar menos por serem menos inteligentes"

Por Gazeta News

eurodeputado
[caption id="attachment_138828" align="alignleft" width="400"] Deputado fez a polêmica declaração no Parlamento Europeu. Foto: reprodução Youtube.[/caption]

A declaração esta semana de um eurodeputado extrema-direita da Polônia, no Parlamento Europeu, está dando o que falar. Ele defendeu que a diferença salarial entre homens e mulheres é justa, segundo ele, porque elas são, em vários aspetos, inferiores.

"As mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são mais frágeis, menores e menos inteligentes", afirmou Janusz Korwin-Mikke, num debate sobre as assimetrias salariais em função do gênero no Parlamento Europeu.

"Sabe que papel ocupavam as mulheres nos Jogos Olímpicos da Grécia? A primeira mulher a participar ficou em 800.º lugar", declarou Korwin-Mikke, continuando: "Sabe quantas mulheres existem entre os 100 melhores jogadores de xadrez? Nenhuma".

Eurodeputado desde 2014 e habitual praticante de xadrez, o polonês dirigia-se à deputada socialista espanhola Iratxe García, que mais tarde salientou a importância da representatividade feminina no Parlamento Europeu.

"Sei que lhe custa e preocupa o fato de hoje nós (mulheres) podermos representar os cidadãos nas mesmas condições que o senhor. Estou aqui para defender as mulheres europeias de homens assim", respondeu.

Janusz Korwin-Mikke é reincidente. Autor de comentários ou ações causadores de polêmica, no passado fez uma saudação nazi no hemiciclo e foi suspenso por chamar de "lixo humano" aos refugiados.

Com informações do Diário de Notícias.