Deputado dos EUA quer cerca de 3,2 mil km com México

Por Gazeta Admininstrator

Um senador do Partido Republicano, dos Estados Unidos, propôs ao Congresso a construção de uma cerca de 3,2 mil km de extensão fechando toda a fronteira dos EUA com o México.
Duncan Hunter, que lidera o Comitê dos Serviços Armados da Câmara dos Representantes, espera conseguir apoio suficiente para aprovar a proposta.

Os críticos afirmam que muitos dos imigrantes entram no país legalmente, mas permanecem nos EUA depois de expirado seu visto.

Mais de 1 milhão de mexicanos são impedidos de entrar nos EUA todos os anos.

O plano de Hunter prevê a construção de uma cerca dupla, equipada com sensores elétricos, que iria do Oceano Pacífico até o Golfo do México.

Se a proposta for aprovada, também será demarcada uma área desmilitarizada ao norte da construção, além de 25 novos pontos de entrada oficial ao longo da cerca.

Alto custo

Uma extensão de 22 km a oeste da fronteira sul de San Diego já conta com uma cerca dupla para proteger a passagem.

Mas a maior parte da fronteira entre Estados Unidos e México é fracamente patrulhada e protegida apenas por um fosso ou arame farpado.

"Estrangeiros ilegais continuam entrando diretamente em nossas comunidades e tendo impacto sobre nosso meio de vida", disse Hunter, que é senador pelo Estado da Califórnia.

Segundo ele, as lições de 11 de setembro ensinaram os americanos que a imigração é uma questão nacional e precisa de soluções nacionais.

Nesta semana, o secretário de Segurança Doméstica, Michael Chertoff, disse que esperava alcançar uma capacidade "muito alta de detectar, responder e interditar" toda a imigração ilegal.

Aqueles que se opõem à cerca também criticam o alto custo da construção, estimada em cerca de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 17,78 bilhões), e as pequenas chances de acabar com a imigração ilegal mesmo com ela.