Deputado ex-assessor de Clinton aceita chefiar gabinete de Obama

Por Gazeta Admininstrator

O deputado democrata Rahm Emanuel, um dos principais assessores do último presidente democrata, Bill Clinton (1993-2001), na Casa Branca, aceitou um convite para ser chefe de gabinete do presidente eleito Barack Obama, nesta quinta-feira. Emanuel é deputado por Illinois --mesmo Estado pelo qual Obama é senador.
Emanuel é o democrata número três na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados). Na chefia de gabinete, ele deverá oferecer experiência e fortes contatos no Congresso. Seu estilo rude e impetuoso e seu histórico congressista, porém, podem entrar em conflito com a vontade de Obama de mudar a política em Washington, diz o jornal "The New York Times".
Emanuel é amigo próximo de Obama e tem uma importante experiência híbrida pouco comum --como assessor de Clinton, líder no Congresso e estrategista político. Deputado desde 2002, mostrou na administração Clinton um estilo agressivo e instrumental na definição de questões de política interna como saúde, previdência e comércio.
Ele recebeu o apelido de Rahmbo por sua determinação e política de não fazer prisioneiros. Se Emanuel renunciar ao seu assento, estará abrindo mão de uma carreira promissora na Câmara e de suas aspirações de se tornar líder na casa.
Depois de deixar o posto na Casa Branca, Emanuel trabalhou no mercado financeiro por três anos, até ser eleito deputado. Quando jovem, feriu com gravidade um dedo em um cortador de carne e, por causa de uma infecção, perdeu metade do dedo do meio de sua mão direita, o que se tornou um tipo de marca registrada do político.
Sua passagem pelo mercado financeiro e em bancos dá margem para criticas de que ele seria aliado dos banqueiros de Wall Street. Críticos afirmam que ele só teve sucesso no ramo devido aos seus contatos políticos.