Desafio da “água quente” tem novos casos e reacende alerta nos EUA

Por Gazeta News

children-desafio agua quente pixabay
[caption id="attachment_150751" align="alignleft" width="300"] Ki'ari Pope, de 8 anos, da Flórida, foi a primeira vítima fatal relatada do jogo. Foto: facebook.[/caption]

Recentemente divulgado por ter causado uma morte na Flórida, o mais novo jogo da internet – o "Hot Water Challenge," ou desafio da água fervente - tem aumentado e preocupado pais e responsáveis de crianças e adolescentes. A brincadeira já causou uma morte na Flórida e tem casos de ferimentos relacionados já relatados pelo país.

O “desafio da água quente” consiste em despejar água quente em outra pessoa ou ingerir o líquido fervente com um canudo, gravar as cenas e postar na internet. Não se sabe ainda a origem do “jogo”, mas tudo leva a crer que cenas disponibilizadas no youtube induzem a "brincadeira" entre as crianças.

No final de julho, a garota Ki'ari Pope, de 8 anos, morreu seis meses após ser desafiada por seu primo a beber água fervente com um canudo. A ingestão do líquido gerou queimaduras internas e problemas respiratórios e a menina acabou não resistindo. A morte causou polêmica e abriu investigação de autoridades do Florida Department of Children and Family sobre a responsabilidade dos pais para o cuidado com o uso da internet pelas crianças.

Além da morte na Flórida, há relatos de, pelo menos, outras duas crianças que tiveram ferimentos graves devido ao desafio da água quente nos Estados Unidos. Uma delas, em Nova York, uma menina de 11 anos, teve queimaduras após ser alvo de seus amigos, que despejaram o líquido em seu rosto enquanto ela dormia. Outro menino de 10 anos também teve complicações após participar da brincadeira junto com seu irmão e beber água fervente em North Carolina.

As autoridades e também os pais das crianças relatadas alertam outros pais e familiares para a popularização do desafio e sobre o uso seguro da internet por crianças e adolescentes.

Cada vez mais comuns, no início do ano, o "Desafio da Baleia azul", que consistia em 50 tarefas que culminavam no suicídio do participante, também viralizou na internet e teve um jovem russo preso suspeito de ter criado o jogo, que teria induzido mais de 130 jovens, predominantemente na Europa, a cometer suicídio desde 2015 e provocado a morte de pelo menos 3 jovens no Brasil.

Com informações da Time.