Descoberta de espécie de dinossauros surpreende cientistas

Por Gazeta Admininstrator

Cientistas anunciaram a identificação de uma nova espécie de dinossauro, a partir da descoberta de Um fóssil no estado americano de Dakota do Sul. O animal, que era herbívoro, tinha o tamanho de um cavalo, a cabeça achatada e chifres bem pontudos sobre ela.

- Quando meus colegas viram os exames por imagem do fóssil, rasgaram seus diagramas com a ordem da evolução e disseram: de volta à prancheta. Nunca suspeitamos que tal criatura existisse - disse o paleontólogo Robert Bakker, comentarista popular em documentários sobre animais pré-históricos, consultor do filme "Parque dos Dinossauros" e autor de um livro que, nos anos 60, apresentava os dinossauros como animais ágeis e bastante inteligentes, não os lagartos preguiçosos que se imaginava até então.

A descoberta do animal de cabeça achatada na família dos paquicefalossauros muda a visão da história dos dinossauros no fim do período Cretáceo, 66 milhões de anos atrás, mostrando que as "genealogias" ainda estavam evoluindo mesmo às portas de esses animais enfrentarem a extinção.

A descoberta foi anunciada pelo Museu Infantil de Indianápolis, onde Bakker dá uma palestra hoje, e apresentada no domingo por ocasião da reunião anual da Associação Americana de Museus.

O crânio quase completo do animal foi doado ao museu por três caçadores de dinossauros amadores, de Iowa, que o descobriram em 2003, explorando a formação Hell Creek (Riacho do Inferno) na região central da Dakota do Sul.

O museu conta que a família dos paquicefalossauros costuma exibir cabeças de dragão, com chifres, saliências e protuberâncias. O membro mais famoso tinha um tipo de capacete ósseo de 20 centímetros de espessura, que usava para derrubar oponentes.

A nova espécie tem a cabeça chata, sem um topo ósseo característico. O único outro paquicefalossauros de cabeça chata conhecido foi achado na China e na Mongólia, mas com focinhos curtos e sem chifres.