Descoberta nova rede que trazia brasileiros ilegalmente para os EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

Office_of_CBP_Air_and_Marine_helicopter_and_boats

Depois que um avião localizou uma embarcação de 24 pés a aproximadamente 10 milhas de Miami Beach, agentes do Border Patrol pararam o barco e encontraram dois adolescentes e dois homens. Foi assim que começou um novo caso envolvendo a tentativa de trazer brasileiros ilegalmente para a Flórida.

Os dois homens pilotando a embarcação, a mãe dos meninos e um amigo foram presos.

O caso foi descoberto em 11 de setembro e é similar com casos anteriores envolvendo o tráfico de brasileiros por mar para o sul da Flórida. O que alertou autoridades nesse caso foi o histórico de viagens dos dois adolescentes, uma característica do tráfico de brasileiros mais abastados aos EUA. Mas o que diferenciou essa história é que no caso a pessoa pagando os traficantes era a própria mãe deles.

Agora, a brasileira, seu amigo e os dois homens do sul da Flórida estão sendo processados em Miami. Os homens são acusados de conspiração e de encorajar estrangeiros a entrar ilegalmente nos EUA. A mulher é acusada de entrar novamente nos EUA depois de ter sido deportada em 2012 ao tentar entrar pelo Newark International Airport com um visto fraudulento que ela conseguiu. Ela disse que voltou ilegalmente para os EUA pelo México e vivia desde então em Haledon, New Jersey.

Os dois pilotos são Andy Pujol-Marrero e Miguel Ulises Martinez, e a mãe dos meninos foi identificada como Ivonete Da Paixão Cutrim Serra, mas outros documentos mostram que seu primeiro nome é Ivonte. Seu amigo é Robson Jose Ernesto Gonçalves.

Todos eles se declararam inocentes, exceto Gonçalves que mudou sua declaração para culpado no dia 12 de novembro. Sua sentença foi agendada para janeiro, assim como o julgamento dos outros três. Ivonete teve sua fiança fixada em $100 mil dólares no dia 19 de novembro.

O caso começou no início do ano, quando Serra contatou os traficantes que, em junho, trouxeram um amigo dela do Brasil e cobraram $8 mil dólares pelo serviço.

Serra então concordou em pagar $16 mil dólares para trazer seus filhos do Brasil. Serra estava vivendo em New Jersey.

De acordo com documentos federais, Serra tinha $23.980 em um carro estacionado do lado de fora do hotel que ela estava ficando em Pompano Beach. Parte daquele dinheiro, $16 mil dólares, era para pagar os traficantes após a chegada de seus filhos.

Os meninos, de 13 e 16 anos, disseram que viajaram do Brasil para a Colômbia, depois para a República Dominicana (dia 2 de setembro), antes de chegarem às Bahamas (6 de setembro), onde embarcaram para o destino final. Eles foram acompanhados por uma tia que ficou com eles em um hotel em Bimini por quatro dias até que eles embarcaram no dia 10 de setembro à noite.

O menino de 13 anos afirmou que não conhecia os dois pilotos, não sabia nadar e não havia coletes salva-vidas no barco.

Quando agentes do Border Patrol questionaram Gonçalves, ele admitiu que tinha ligações com traficantes e já ajudou a trazer outros brasileiros para os EUA. Ele estava ilegalmente no país e já foi deportado duas vezes, em 2009 e 2010. Ele disse que retornou ao país de barco, com um grupo de aproximadamente nove imigrantes, incluindo sua esposa. Ele pagou a traficantes o total de $22 mil dólares para ele e sua esposa.

Casos parecidos

Esse caso mais recente é o terceiro exemplo em três anos envolvendo uma rede que trazia brasileiros ilegalmente para a região. Em 2012, agentes federais prenderam um casal brasileiro no sul da Flórida por conexões com uma rede sofisticada de tráfico. A rede trazia brasileiros ricos, ilegalmente, para os Estados Unidos através de um sistema que envolvia viagens à Europa e barcos das Bahamas para o sul da Flórida.

No dia 28 de agosto, outro brasileiro foi preso no Duffy’s Restaurant and Bar, em Norte Miami Beach, quando expôs a um policial de imigração disfarçado os detalhes de uma operação de tráfico de imigrantes envolvendo vários cúmplices nas Bahamas e no Brasil. Todos eles supostamente envolvidos em trazer brasileiros e chineses ilegalmente para os Estados Unidos e Bahamas.

Maurício Paim de Sa, de 44 anos está preso e é acusado de conspiração para encorajar e induzir estrangeiros a entrar nos EUA, depois de montar uma operação que traria das Bahamas 19 imigrantes, dentre eles 12 brasileiros. Fonte: Miami Herald e documentos federais.