Descubra o idioma português na Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Jovens adolescentes, entre 14 e 18 anos, matriculados na Miami Beach Senior High School, têm a oportunidade de aprender não somente o idioma português, como segunda língua, como também de participar de uma série de atividades que desenvolvem linguagem oral e escrita, leitura e estudo da cultura. Até mesmo um jornal, o “Brasileirinho”, impresso em gráfica profisisonal, é produzido pelos estudantes dos níveis três e quatro do curso. Além disso, os alunos recebem, também, preparação para o mercado de trabalho; tudo em português.

- Os alunos dos demais níveis também têm a oportunidade de entrevistar pessoas da comunidade brasileira, comer em restaurantes brasileiros, preparar comidas típicas brasileira e portuguesa, analisar de maneira crítica tópicos relacionados À cultura e sociedade através de filmes, livros e textos trazidos para sala de aula, e preparar-se para o mercado de trabalho através de simulações de entrevistas e organização de um portfólio profissional – diz a professora Anete Arslanian.

Brasileirinho
A produção do jornal “O Brasileirinho” é basicamente dos alunos brasileiros e de uma pequena percentagem de não brasileiros. “Para que o jornal seja impresso são necessárias doações da comunidade, e esta é a parte mais difícil. Como retribuição, quem colabora, recebe um anúncio no jornal, que é distribuido a dois mil alunos e aos 130 professores e staff da escola”, conta a professora.

Para todos
E quem pensa que o curso é voltado apenas para brasileiros e seus descendentes, está enganado. “Estes são alunos em sua maioria hispanos, anglos e brasileiros. No curso temos poucos alunos brasileiros. A imigração cerrada tem limitado a entrada de brasileiros o que diminui o número desses adolescentes em nossa escola. Há dez anos atrás tínhamos cerca de 200 alunos brasileros na escola, mas, atualmente, somente uns 30. O programa de português tem curso específico para estes alunos brasileiros no nível avançado, com livros e avaliação distintos e apropriados para eles”, conta a professora.

Ela explica que, a cada ano, matriculam-se entre 100 e 150 alunos no curso de português. “O número poderia facilmente duplicar se outros professores de português fossem contratados. Mas a dificuldade de encontrar professores habilitados para lecionar é um dos obstáculos”, explica Arslanian.

Para participar do curso, basta estar matriculado na escola e optar por qual idio-ma estudar, já que português, assim como espanhol, italiano e francês são cursos eletivos. Para entrar nos níveis mais avançados é preciso que os alunos tenham concluído os dois primeiros anos de português ou que sejam brasileiros recém - chegados do Brasil.
- A avaliação dos alunos é feita conforme as normas para o ensino de língua estrangeira no estado da Florida - explica a professora.

Como surgiu
O programa foi criado em 1996, com apenas duas turmas e cerca de 30 alunos. O diretor da escola naquele ano, William Renuart, um grande entusiasta da cultura brasileira, observou o grande crescimento da população brasileira em Miami, assim como o mercado de trabalho para aqueles que dominavam a língua portuguesa, e resolveu dar início ao programa de português na escola.

Arlsalnian acredita que o segredo do sucesso do curso deve-se à seriedade com que é conduzido, e à paixão da própria professora pelo que faz.. “Os alunos são requeridos que apresentem projetos criativos baseados na cultura brasileira e portuguesa, tenham envolvimento em eventos culturais, oficinas, dramatização e a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos assim como prêmio em dinheiro por participação em concursos sobre a cultura brasileira, são estímulos que atraem os jovens a optarem pelo curso de português. No ano passado, por exemplo, uma aluna do curso de português recebeu bolsa de estudo financiada pelo Consulado do Brasil em Miami e, em anos anteriores, pelo Centro Cultural Brasil USA em Miami. Esta aluna está, atualmente, cursando enfermagem.

Clube Brasileiro
O Clube Brasileiro foi criado em 1995 pela professora Anete Arslanian quando ainda era professora substituta na escola. “Os alunos brasileros, naquele ano, pediram para que eu fosse a patrocinadora do clube. Resolvi então organizar um baile de carnaval para propagar a cultura brasileira dentro da escola e, desde aquele ano, o evento tornou-se cada vez maior. Na verdade, o carnaval brasileiro é o evento mais popular da escola”, conta a professora.

Em 2002, a escola recebeu a Chave da Cidade de Miami Beach pelo evento e, em 2007, o prêmio de Destaque em Evento Comunitário pelo International Press Award.

American Association of
Teachers of Portuguese

A Associação surgiu, em 2007, por iniciativa da professora Anete Arslanian, com o objetivo inicial de ser uma rede de contatos para todos, e de criar possibilidade de intercâmbio de experiências e práticas de ensino. “Daí surgiu a ideia da criação da Associação de Professores de Português. Através da AATP, American Association of Teachers of Portuguese, ajudamos professores de qualquer matéria e pedagogos formados no Brasil a tomar conhecimento das etapas necessárias para certificação e habilitação para lecionar nos Estados Unidos. Além de ajudá-los com estas informações oferecemos oficinas e divulgamos conferências e reformas na área educacional”, detalha Arslanian.

A AATP foi indicada ao International Press Award pela divulgação da língua e literatura portuguesa, por dois anos consecutivos, chegando às finais. No dia 8 de maio, às 9:30, a AATP apresentará o painel “O Ensino da Língua Portuguesa no Sul da Flórida”, no congresso Focus Brasil, no Broward Center for the Performing Arts. O público está convidado.