Descubra o idioma português na Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Criada há quatro anos, a Fundação Vamos Falar Português já se consagrou como referência em matéria de difusão do idioma português. Entre os programas de sucesso desenvolvidos pela Fundação estão as aulas gratuitas de português como segundo idioma, voltadas para crianças entre 7 e 15 anos.

O programa foi desenvolvido com o objetivo de promover não só o ensino do idioma, como também a fluência. É um programa extra-curricular, com aulas aos sábados, durante 15 semanas, na unidade de Doral. “A única exigência é que a criança esteja alfabetizada em inglês. Atualmente, temos três turmas, para crianças que não sabem nada, para as que têm algum conhecimento e para aquelas que sabem falar, mas querem aprimorar os seus conhecimentos”, explica Mel Bustamante, vice-presidente da Fundação.
O perfil dos alunos, conta Bustamante, é bem variado. “Há alunos americanos, filhos de pais brasileiros e que não falam uma palavra de português, há crianças com um dos pais brasileiro e o outro americano, ou de outra origem, que falam um pouco de português, e há também filhos de hispanos que gostam do nosso idioma”, diz a educadora.

Segundo ela, o primeiro interesse pelo idioma surge dos pais, que convencem os filhos a frequentarem as aulas. Depois, as crianças, em geral, se divertem aprendendo. “Não só as crianças, como os pais ficam super felizes, e ajudam no que podem”, conta.

Bustamante entende, não apenas como educadora, mas também como imigrante, que o idioma é uma ferramenta fundamental para estreitar os laços entre pais e filhos. “Uma criança que nasceu aqui, que convive com americanos, e que tem pai brasileiro, não consegue expressar para o pai, em inglês, o que realmente sente. Se consegue expressar isso em português, a relação, com certeza, fica melhor entre os dois”, avalia.

Além disso, diz Bustamante, há a questão de preservação da herança cultural, das raízes e, também, a questão profissional. “O Brasil está despontando como um país importante economicamente, faz agora parte das dez maiores potências mundiais, é o maior país da América do Sul. Aprender português pode definir o futuro de uma criança, em um mundo globalizado”, analisa.

Ela acredita que o segredo do sucesso do programa é a boa vontade daqueles que participam, desde o planejamento até a exe-cução. “Todos têm boa vontade, interesse e alegria em participar. Temos também muitos voluntários”, explica.

Os interessados em se matricular no próximo curso de português gratuito, aos sábados, pode fazer a inscrição pela internet, na página da Fundação: www.vamosfalarportugues.org.

Outros Programas
A Fundação Vamos Falar Português promove, também, reedições de festas brasileiras, atividades gratuitas, todas em português, durante os dias de planejamento dos professores (planning days), nos quais não há aulas, e programas after school. “Neste semestre não fizemos o after school mas, no próximo, retomaremos. O primeiro foi patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores”, detalha Bustamante.

No dia 14 de junho, Bustamante espera reunir de 2 a 3 mil pessoas em um centro esportivo, em Deerfield Beach, onde promoverá o primeiro grande Arraial da Fundação. “O arraial é também uma forma de promover a nossa cultura e preservar as raízes brasileiras nas crianças”, diz a educadora.