Desde fraude com certidões cubanas, imigração está mais atenta

Por Gazeta News

cuba

A descoberta de uma rede de falsificação de certidões de nascimento cubanas está levando funcionários da imigração a apertar mais a fiscalização sobre pedidos de residência permanente dos EUA daqueles que afirmam serem cubanos.

Funcionários da imigração desmancharam essa rede no ano passado, na qual um homem da Flórida disse a latino-americanos que eles poderiam obter a residência dos EUA ao apresentar uma certidão de nascimento de Cuba, segundo o “Miami Herald”. Desde o Cuban Adjustment Act, em 1966, a certidão da nascimento de Cuba é um documento valioso, pois cubanos têm mais facilidades no processo de pedido de residência nos EUA.

Segundo as autoridades, o homem, Fidel Morejón, retratou-se como um oficial de imigração e vendeu  falsas certidões de nascimento cubanas para imigrantes indocumentados, ganhando cerca de $500 mil dólares.

Morejón, que nasceu em Cuba, supostamente treinou os imigrantes a respeito do que dizer para não levantar suspeitas. Uma das dicas era para que falassem o mínimo possível por causa do sotaque.

Desde esse caso de fraude, candidatos cubanos na fila para receberem seus green cards estão pagando por isso. Até então, muitos dos que reivindicam nascimento cubano eram capazes de conduzir o processo através do correio. Agora, os que levantam suspeitas estão sendo convocados para entrevistas. As autoridades também estão prestando mais atenção à revisão de documentos e sobre como verificar a autenticidade dos documentos.

A diretora do US Immigration and Customer Services em Miami, Linda Swacina, disse ao Miami Herald que agora a sua agência está muito mais atenta a fraudes do que antes.