Desmatamento na Mata Atlântica em 2011 - Pense Green

Por Fernando Rebouças

420_oi_matlanticaeafrica_300dcor

Em 2011, segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram desmatadas 13,3 mil hectares de florestas da Mata Atlântica.

Desse total, cerca de 50% foram desmatadas no estado de Minas Gerais. O desmate total equivale a 13.000 campos de futebol. A Mata Atlântica é um bioma que apresenta florestas, mangues e restingas; e que ocorre, majoritariamente, no litoral brasileiro, com a presença de diversas espécies endêmicas, ou seja, que só existem em seus ecossistemas.

Depois de Minas Gerais, o estado que mais desmatou foi a Bahia, com a perda de 4.493 hectares. Porém, em comparação aos dados de 2010, o número de desmatamento caiu 58% somando todos os estados. Em 2010, o desmate foi de 31,19 mil hectares.

Em 2011, o desmatamento na Mata Atlântica teve uma queda nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em São Paulo, a área desmatada equivaleu a 216 hectares, a metade da área perdida em 2010.

Por outro lado, considerando essa área desmatada em São Paulo, está situado o Vale do Ribeira, uma das poucas regiões de Mata Atlântica de São Paulo, região do município de Sete Barras.

Os pesquisadores temem que o novo código florestal, aprovado em 2012, pelo governo brasileiro, poderá acelerar o desmatamento na Mata Atlântica. Segundo levantamento recente da ong SOS Mata Atlântica, de toda a cobertura original, sobrou apenas 7,9% da Mata Atlântica, bioma que sofre pela proximidade aos principais centros urbanos do país, cujos rios, muitas vezes poluídos e vítimas da carência de saneamentos básico, adoecem a população, os animais e também compromete a vegetação.

O município que mais desmatou é o de Águas Vermelhas, situado no estado de Minas Gerais, com 1.367 hectares de vegetação desmatada, onde há intensa demanda pela produção de carvão. Além do fator mercadológico, o estado de Minas Gerais retirou a proteção para a mata seca. Considerada uma das principais subdivisões da Mata Atlântica.

Historicamente, até o ano de 2010, a Mata Atlântica perdeu cerca de 88% de suas florestas nativas, o estado que mais perdeu cobertura vegetal desse bioma no processo histórico do Brasil foi Goiás, com uma perda de 95%, o estado que menos perdeu florestas da Mata Atlântica, Santa Catarina, tem registro de 77%.