Detalhes da viagem de Deval Patrick ao Brasil são divulgadas

Por Gazeta News

DSC_0107.JPG

Fonte: Comunidade News

A agenda da visita do governador de Massachusetts, Deval Patrick, ao Brasil foi divulgada na última semana.A viagem acontecerá entre os dias 4 e 9 de dezembro, e o governador contará com uma comitiva de empresários, líderes acadêmicos e autoridades estaduais. Batizada de Missão Econômica de Inovação Massachusetts-Brazil 2011 o objetivo da viagem é buscar o crescimento econômico e o desenvolvimento de parcerias entre Massachusetts e Brasil.

Antes de chegar ao Brasil, o governador visitará Santiago do Chile, nos dias 1 e 2 de dezembro, a pedido do presidente do Chile Sebastian Piñera.

Segundo uma nota divulgada à imprensa, o Patrick disse que “está comprometido em competir por cada emprego em cada canto do mundo e para continuar a nossa recuperação nós precisamos de posicionar Massachusetts para o sucesso em crescimento do mercado como o Brasil”.

A missão passará por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, visitando empresas, universidades e líderes do governo na tentativa de estabelecer parcerias. Os focos principais serão empregos nas áreas de ciências, tecnologia, energia limpa e também nos setores de educação.

O governo estadual reconheceu em nota que o Brasil é atualmente a sétima maior economia do mundo caminhando para ser a quinta em pouco tempo. “Com sua posição de destaque entre os países em desenvolvimento, o Brasil pode rapidamente se tornar um dos mais importantes parceiros internacionais de Massachusetts”, diz a nota.

Recentemente Patrick comandou uma reunião entre líderes do governo com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Mauro Vieira e o Cônsul-geral do Brasil em Massachusetts, Fernando de Mello Barreto, para explicar os objetivos da missão.

“O governador Deval Patrick será muito bem-vindo ao Brasil”, disse o embaixador Vieira. “Sua missão irá apresentar uma excelente oportunidade para fortalecer os laços entre Massachusetts e o Brasil, em particular entre as empresas e universidade através de investimentos recíprocos, troca de serviços e informação tecnológica”, completou.

Segundo o blog do Eduardo de Oliveira, o diretor executivo do Escritório Estadual de Negócios e Investimentos, Kenneth Brown, esclareceu que a viagem de Patrick não será paga por dinheiro público.

“Nós dividimos o orçamento total pelo número de participantes, e cada um é responsável pela sua parte,” disse Brown. “Com relação aos políticos, nós desenvolvemos um fundo que permite que empresas privadas paguem pela promoção de Massachusetts,” acrescentou Brown, que vai fazer parte da delegação do governo.