Detidos no mar desde abril, cubanos finalmente recebem permissão de voltar à ilha

Por Gazeta News

Cubans Adrift

Depois de detido no mar, um grupo de imigrantes cubanos que ficou no limbo jurídico a bordo de um navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos, teve permissão para retornar à sua terra natal no dia 16, informou o governo cubano.

Os 38 imigrantes estavam entre os quase 100 cubanos detidos perto das Ilhas Virgens pela Guarda Costeira em abril e, em situação normal, seriam repatriados sob um acordo que se destina a desencorajar travessias marítimas de risco por pessoas que procuram alcançar os EUA. O governo cubano aceitou o retorno dos outros 58 detidos.

Mas autoridades dos EUA disseram que Cuba se recusou a aceitar os 38 imigrantes, argumentando que não se qualificam como imigrantes em trânsito porque eles tinham deixado legalmente seu país e recebido o visto de turista da nação caribenha de St. Lucia.

Os imigrantes permaneceram detidos a bordo do barco da Guarda Costeira até que a situação se resolvesse.

Uma declaração emitida pela Seção de Interesses Cubanos em Washington afirma que o governo de Cuba notificou os EUA de que permitiria que os imigrantes voltassem ao país, mesmo não se qualificando para a repatriação sob os termos do acordo de 1995. Não ficou claro quando os imigrantes detidos no navio Vigilant seriam repatriados. Fonte: Associated Press