Detox Financeiro - Entre em uma dieta de gastos!

Por Claudia Fehribach

Detox Financeiro
Porque às vezes é tão difícil entrar nos eixos, financeiramente falando? São muitas as razões, mas sem sombra de dúvida uma das principais é a nossa falta de planejamento. Por isso, separei algumas dicas que vão te dar o impulso inicial. Dicas de "detox financeiro" para você ter a vida financeira que sempre sonhou.

- Imagine o estilo de vida que você quer

Tenha um objetivo específico e visualize o estilo de vida que você poderá ter, se seguir seus objetivos à risca. Isso tornará os cortes financeiros mais suportáveis e manterá você motivado e focado em seu objetivo. Então, se você está economizando para comprar uma casa, para o fundo de aposentadoria ou compra de um carro novo, encontre fotos que representem seu sonho e mantenha-as à vista. Coloque-as na sua geladeira, pregadas em um quadro de avisos ou mesmo no Pinterest - para os leitores mais tecnológicos. Quanto mais você for lembrado do seu objetivo, mais motivado você estará. Você pode até querer visitar casas como a que você quer ou dar uma olhada no seu carro ideal.

- Pense antes de comprar

Quando você está prestes a fazer uma compra, pergunte a si mesmo: é uma necessidade ou uma vontade? Se você responder com honestidade, economizará dinheiro de verdade.

- Participe de Boot Camp Financeiro

Os Boot Camps Financeiros adotam uma abordagem de ritmo acelerado para fornecer às pessoas o conhecimento financeiro, e as habilidades necessárias para fazer mudanças. Participar de um treinamento financeiro pode significar aprendizado de noções básicas de finanças, com outras pessoas que tenham um conhecimento diferente do seu. Elas só terão a agregar aos seus objetivos. Se não for um boot camp, que seja um workshop como os que eu patrocino a cada duas semanas em Pompano Brach (Como cuidar do seu dinheiro nos EUA- e-mail me para maiores informações). Existem também os “boot camps” online, como: LearnVest.com e MyMoneyCircles.com. Vale a pena dar uma olhada.

- Detox Financeiro

Separe dois dias por semana para não gastar com absolutamente NADA. Este conselho aprendi de uma psicóloga chamada Pauline Wallin, Ph.D. Ela é autora de “Domar o Seu Inimigo Interior: Um Guia para Transformar o Comportamento Auto-Defensivo”. Pague apenas pelo essencial, como passagem de ônibus - se você não tem carro; ou pedágio para ir ao trabalho - se você não usa o Sunpass. Poupe o dinheiro que gastaria em coisas não essenciais, como café, almoços fora ou barras de chocolate (sim, barras de chocolate contam também... dieta dupla aqui!), ou quaisquer outras pequenas coisas. Só de saber que você não está desperdiçando dinheiro, isso aumentará seu autocontrole.

- Pague a si mesmo primeiro!

Desta teoria eu já estou careca de falar, escrever, respirar, sonhar, etc. Este é um conceito que foi publicado há quase 50 anos em um livro chamado “O Milionário automático”, de David Bach. O livro é 10, mas um dos conceitos principais é de que tiremos um percentual do nosso salário logo de cara. Fazendo assim, aprendemos a viver com o que sobra. O ideal seria de no mínimo 20% a 30 %, mas no início, se você só consegue tirar 10%, não importa. Tire e coloque em uma poupança, ou em um plano de rendimentos para você. O importante aqui é criar o hábito; a gente pode sempre mudar o caminho para onde vai o dinheiro, mais tarde. Eu diria que se você seguir estes pequenos conselhos, você vai estar entrando em um “detox financeiro” que vai te dar um super empurrão. Consequentemente, você vai entrar nos eixos quanto ao quesito finanças. Perguntas? Me mande um e-mail... e fiquem ligados no meu novo canal do YouTube “Papo Furado, Bolso Cheio”. Me sigam também no Instagram! Uma ótima semana para todos!