DHS exigirá entrevistas pessoais para emissão de green card por visto H1B

Por Gazeta News

[caption id="attachment_77539" align="alignleft" width="300"] As entrevistas nem sempre eram realizadas. Imagem: USCIS[/caption]

O U.S. Citizenship and Immigration Services –USCIS- passará a exigir entrevistas pessoais para estrangeiros que pretendam solicitar a residência permanente a partir do visto de trabalho – o H1B.

Segundo informações do USCIS, a medida deverá começar a valer em outubro, onde não serão mais descartadas as entrevistas pessoais para candidatos que possuem vistos de trabalho e que desejam solicitar a residência permanente.

“Muitas vezes as entrevistas, que fazem parte de um procedimento `padrão´ para emissão do documento, não eram solicitadas, o que levou o governo a mudar e fazer valer as regras para obtenção da residência permanente”, explicou em artigo o advogado de imigração William Stock ao site Politico publicado na última sexta-feira, 25.

O órgão confirmou na última semana que, além dos portadores de visto como H1B, parentes de refugiados que receberam asilo também terão de passar pela entrevista pessoal antes de solicitar a residência permanente.

Segundo o próprio órgão, as entrevistas serão expandidas gradualmente também para outras categorias, como portadores do visto L1 e J1, tornando o processo para obter o green card mais rigoroso e com mais tempo para emissão do que a forma atual.

As mudanças são resultado da ordem executiva do presidente Donald Trump de proibição de viagem assinada em janeiro, onde permite que o Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna) aplique novas medidas de seleção para imigrantes e viajantes estrangeiros para evitar potenciais riscos de segurança.