Dia da Independência do Brasil representa conquistas para brasileiros e autoridades locais

Por Marisa Arruda Barbosa

prefeito
Ter o Dia da Independência do Brasil reconhecido por autoridades americanas representa não só uma conquista dos brasileiros que vivem no sul da Flórida, como também uma conquista das autoridades locais em seu projeto de aproximação desta grande comunidade entre os imigrantes da região.

No final de semana que começa no dia 7 de setembro, dois eventos importantes marcarão a celebração do Dia da Independência do Brasil com a participação de autoridades locais.

No dia 7, a programação mensal Downtown Boca Friday Night LIVE será especialmente dedicada aos brasileiros, com música e culinária do Brasil, como resultado de uma parceria importante da Prefeitura de Boca Raton para reverenciar os brasileiros que vivem, visitam e pretendem se mudar para a região.

No dia seguinte, dia 8, o Dia da Cidadania, em Pompano Beach, promovido pelo Brazilian Business Group, contará com o prefeito da cidade, Lamar Fisher, na cerimônia de celebração do Dia da Independência do Brasil.

“Uma das minhas metas mais importantes como prefeito da cidade de Pompano Beach era alcançar e envolver a comunidade brasileira, que tem um papel chave na nossa cidade”, disse Fisher ao Gazeta. “Eu gostaria de ter certeza que não haverá mais uma desconexão. Estamos extremamente honrados em receber o Dia da Independência do Brasil e o Consulado Brasileiro, no dia 8 de setembro, em nossa cidade. Agora temos uma unidade verdadeira em nossa comunidade”.

Susan Whelchel, prefeita de Boca Raton, disse há algumas semanas que esta é a primeira vez que a cidade realiza um evento desse porte para brasileiros, para que realmente sintam-se em casa na comemoração dessa importante data nacional. “Milhares de brasileiros vivem no sul da Flórida”, disse a prefeita, por telefone ao Gazeta News. “A população brasileira aqui está crescendo e, embora a maior concentração seja em West Boca, acredito que brasileiros em toda a região venham se unir às milhares de pessoas que geralmente frequentam o evento, por isso chamamos o evento de ‘Quando Boca e o Brasil se encontram para a celebração’”.

“Ainda não teve, até hoje, nenhum evento oficial como o de Boca Raton”, apesar de haver vários eventos relacionados à data em todo o sul da Flórida, disse Gene de Souza, conhecido pela promoção de eventos brasileiros e pelo programa de Rádio Café Brasil, na WDNA, ao jornal “Sun-Sentinel”, que publicou uma matéria sobre a celebração da Independência do Brasil em Boca Raton, com o título “Dia da Independência Brasileira encontra um lar em Boca”.

Esforço para atrair brasileiros O Broward Sheriff’s Office, que realizou este ano, em parceria com a cidade de Pompano Beach, o primeiro Brazilian Citizen’s Academy, tem feito um esforço contínuo para ter um bom relacionamento com a comunidade brasileira em todo o condado, o que culmina com a importância que órgãos oficiais dão a essa data, que para eles é um dos mais importantes feriados nacionais, o 4 de Julho, ou Dia da Independência dos Estados Unidos.

“Americanos, independentemente de qual região, amam sua liberdade e nunca se esquecem das tradições de seus ancestrais”, disse o xerife. Al Lamberti, em uma nota enviada ao Gazeta. “Desejo um ‘Sete de Setembro’ maravilhoso a todos os nossos amigos da comunidade brasileira”.

Informações:

Dia 7: Brazilian Independence Day, “Boca and Brazil Meet to Celebrate the Brazilian Beat”, é um evento gratuito no Friday Night LIVE! Será no Sanborn Square, 72 N Federal Hwy, das 6 às 7pm. Dia 8: Dia da Cidadania, no Emma Lou Olson Pompano Civic Center, 1801 NE 6th St. Pompano Beach, FL, das 10am às 4pm. A cerimônia será às 11:30 am, e será seguida pela prestação de serviços a brasileiros, como feira de saúde e serviços profissionais (para mais informações visite www.brazilianbusinessgroup.com