Dia (quase) Mundial do Trabalho

Por Gazeta Admininstrator

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio na maioria das nações do mundo. Os Estados Unidos são uma das raras exceções onde a data é celebrada em data diferente: na primeira segunda-feira de setembro; na Inglaterra a comemoração ocorre no primeiro domingo após o 1º de maio; no Japão, em 23 de setembro; na Espanha, em 18 de julho; e na Nova Zelândia, em 18 de outubro.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Curiosidade
O primeiro movimento grevista de que se tem notícia foi desfechado pelos construtores de uma das pirâmides do Egito. Eram escravos que reclamavam dos maus tratos. Há diversos hieróglifos em monumentos egípcios ou em papiros que mostram o espancamento dos escravos.

Pesquisas recentes apontam que um americano típico trabalha 150 mil horas de sua vida produtiva, o correspondente a 40% de sua existência. Esse é o ritmo do país. Portanto, americano ou não, quem pretender ter qualidade de vida morando neste país, precisa ter em mente que conseguir conciliar realização profissional e dinheiro, é essencial, afinal você passará quase a metade de sua vida no trabalho.

Responda ao teste abaixo com sinceridade e conclua se você é ou não feliz no seu trabalho:

TESTE:

Ao lado de cada afirmação sobre sua carreira você deve dar notas de zero a dez. Quanto mais verdadeira for a afirmação, maior deve ser a nota.
Não some as notas. Para calcular o resultado, considere a nota que apareceu mais vezes em suas respostas.
a) ( ) Sua vida profissional é o que você sempre sonhou

b) ( ) O dia a dia de trabalho ajuda a melhorar sua vida pessoal

c) ( ) Suas principais competências e habilidades são facilmente identificáveis

d) ( ) Suas principais competências e habilidades estão adequadas ao seu trabalho

e) ( ) Você não pensa em mudar de profissão

f) ( ) Você quer permanecer na sua área nos próximos anos de sua vida

g) ( ) Você fala com orgulho de seu trabalho e isso lhe traz felicidade

h) ( ) Seu relacionamento com a chefia e colegas de trabalho é satisfatório

i) ( ) Seu trabalho é uma fonte de rea-lização.
j) ( ) Você enxerga seu futuro e consegue visualizar o rumo de sua carreira.

RESULTADOS:

De 8 a 10 – Você trabalha na profissão certa e sente-se feliz com ela.

De 4 a 7 – Você precisa reforçar seu desempenho e fazer esforços para melhorar na profissão.

De 0 a 3 – Sua atuação profissional precisa urgente ser repensada e reformulada para que você encontre realização no trabalho.