Poucos meses depois que se inscreveu no Affordable Care Act, o brasileiro Ilki Garcia, de 61 anos, descobriu que o cansaço que sentia ao caminhar era muito mais que falta de resistência física: ele estava com três artérias do coração entupidas.
“Eu paguei somente o ‘deductible’ de $474 dólares, fiquei cinco dias no North Broward Hospital, dois dias na UTI, com um tratamento excelente”, conta o carioca, que vive há 15 anos nos Estados Unidos. Ele passou por uma cirurgia de ponte de safena no dia 30 de setembro. “Costumo brincar e dizer que nem o Obama conseguiria ter um atendimento melhor que o meu”.
Ilki, que ainda se recupera em casa, tem uma franquia de limpeza de escritórios e mora com sua família em Boca Raton. “Eu nunca pensei que teria que fazer cirurgia”, conta Ilki. “Com certeza eu teria um enfarte e poderia até morrer. O ‘Obamacare’ antecipou o meu problema antes de ele aumentar”.
Reabertura do período de inscrições
Ilke se prepara para, no dia 15 de novembro, renovar sua inscrição no Affordable Care Act. Durante o período, que vai até o dia 15 de fevereiro de 2015, pessoas já inscritas no programa devem renovar suas inscrições, mudar seus planos de saúde ou se cadastrar pela primeira vez. O cadastramento pode ser feito diretamente através do site www.healthcare.gov ou com o auxílio de agentes, que estão ficando com as agendas lotadas nos próximos meses.Marcia da Silva, agente e proprietária da “A Security Insurance”, em Boca Raton, explica que este será um bom momento para aqueles que, por algum motivo, não estão satisfeitos com o plano que escolheram. “São 132 planos de saúde privados oferecidos por empresas como Humana, Coventry, Cigna, entre outras. Os clientes da Humana terão que correr um pouco mais se desejam continuar, pois os recadastramentos deverão que ser feitos até a primeira semana de dezembro”.
Não será preciso muitos dados pessoais para as renovações ou escolha de um novo plano, explica Márcia, cuja empresa conta com oito agentes para assistir clientes com diversos tipos de seguro, incluindo seguros de saúde que não exigem Social Security e oferecem cobertura hospitalar.
“Seu agente poderá aconselhar quanto a qualquer mudança necessária referente ao imposto e crédito do governo para o novo ano e benefícios dos novos planos”, explica a agente. “Muitos planos serão substituídos e muitos dos valores mensais serão diferentes”.
Muitas pessoas escolheram o plano HMO em 2014, o qual precisa de uma autorização médica para ir um especialista, mas Márcia explica que muitos irão decidir escolher um plano (PPO ou EPO) no próximo ano, no qual o cliente tem a facilidade de não ter que pedir autorização antes da visita a um especialista.
Ilki é um de muitos clientes de Márcia que tiveram histórias não só de consultas e atendimento médico, como que precisaram fazer cirurgias que salvaram suas vidas. Há também críticas de clientes que tiveram dificuldades em marcar consulta ou que tiveram surpresa ao pagar por uma consulta.
“Tudo depende do tipo de plano escolhido: quanto menor o pagamento mensal, maior será o valor da consulta”, esclarece a agente. “Como todo seguro de saúde (ligados ao ‘Obamacare’ ou não), para que o cliente tenha mais opções, deverá escolher um plano que tenha uma rede de médicos mais ampla ou que tenha médicos que já são familiares ao consumidor”.
SERVIÇO:
Em caso de dúvida, entre em contato com a “A Security Agency”, em Boca Raton, para consulta gratuita. Tel: (561)487-5115 Para se cadastrar diretamente, acesse: www.healthcare.gov