Dicas de orçamento para o casal - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

Índice

Criar um orçamento para um casal não tem que ser uma batalha, contanto que ambas as partes concordem que ter um orçamento é importante - e que vocês precisam de um orçamento!

Nem todo casal quer fazer um orçamento. Eles sentem que as coisas estão indo muito bem. “Eu tenho meu dinheiro, ela tem o seu dinheiro , vamos colocar dinheiro no cofrinho da casa e pagar as para contas da casa assim, e tudo sairá bem…”. Mas o que muita gente nao sabe é que, como tudo na vida, com planejamento fica muito mais fácil de se atingir.

E com um trabalho de equipe, este projeto pode ajudar a levantar a moral financeira da família. Por onde começar? A primeira coisa que você deve fazer é determinar as suas necessidades domésticas, os custos para manter sua casa. Isso inclui coisas como a sua hipoteca ou aluguel, compras, pagamentos de serviços públicos, pagamentos de carro e quaisquer outros compromissos que você tenha. Há sempre espaço para economizar esses itens . Você pode comprar um carro mais barato, alugar ou comprar um lugar menor ou cortar suas compras. Estas são as responsabilidades que devem ser cumpridas antes de começar a orçamento para artigos de luxo. O meu, o seu, o nosso Se você decidiu não colocar todo o seu dinheiro em uma conta conjunta e prefere manter as contas separadas, é uma boa ideia para abrir uma terceira conta para pagar suas despesas “conjuntas”. Uma maneira que funciona para muitos casais é concordar em uma porcentagem de sua renda para contribuir para a conta conjunta. Com certeza, é provável que a quantidade de dólares que cada parceiro contribui será diferente, pois será baseada no quanto cada um ganha. E deixa as partes livres para comprarem os item que desejam sem que haja conversa ou negociação necessárias. Tudo que É escrito, fica…palavras o vento leva Isso para alguns de vocês, tenho certeza, é uma ideia estranha, mas pensem comigo: a comunicação é a chave para um relacionamento bem sucedido e dinheiro, ou mais importante, discutir sobre dinheiro, está no topo das razões pelas quais os relacionamentos falham. Um quadro negro servirá como uma importante ferramenta para ilustrar exatamente o quanto está entrando e quanto dinheiro está saindo. Você será capaz de ver exatamente como o seu orçamento está funcionando, sem surpresas. Você vai ter uma seção para o seu rendimento e uma seção, normalmente muito maior, para as suas despesas.

Outra seção  em seu quadro negro deve ser as despesas periódicas. Por exemplo: feriados/aniversários , renovações de marcas de automóveis, impostos sobre a propriedade, pagamentos trimestrais para o seguro de carro, seguro de vida, etc, ou qualquer outra despesa que não ocorra mensalmente. Deixando de fora desta categoria, vai mudar drasticamente seu orçamento. Se você não gosta da ideia de ter um quadro negro com suas despesas em seu escritório ou cozinha, prepare uma planilha no computador, mas faça um orçamento! Objetivos Não há dúvida de que todo mundo tem um objetivo financeiro. Quer se trate de comprar uma casa nova, pagar um cartão de crédito ou empréstimo ou a compra de um carro novo. Não importa qual seja o seu objetivo pessoal, você pode alcançá-lo seguindo estas dicas de orçamento para casal e trabalhando junto para implementá-las…

Se você fizer um  orçamento correto, seguindo estas dicas de orçamento para cada casal, e ajustar suas economias, você deverá  ter como primeira meta de ter em reserva o equivalente ao valor de suas despesas domésticas de um ano. No caso de uma tragédia financeira imprevista, como a perda de um emprego, você vai ter o dinheiro na poupança para pagar suas contas, sem incorrer em dívida adicional.

Assim que começar a poupar para o seu “fundo de emergência”, você vai começar a sentir uma sensação de segurança sabendo que, se algo acontecer, você vai ficar bem. É importante implementar estas dicas de orçamento para casais no início de seu relacionamento. Vai levar algum tempo para acertar o seu orçamento e ajustar as falhas eventuais. Não tenha medo de ajustar as coisas quando necessário. Depois de trabalhar em  seu orçamento  de forma eficiente, você vai sentir que você está no controle de suas finanças e que você está se tornando mais e mais responsável financeiramente conforme o tempo passa .

Haverá sempre um acontecimento inesperado, uma lombada financeira, mas o fato é que você está pronto para enfrentar qualquer situação. E esta sensação de segurança não tem preço!