Dicas para se habituar com o Windows 8 - Parte 2 - Informática

Por Arlindo Machado

Sem Título-4

Separamos mais algumas dias para o leitor que deseja se aprofundar ou mesmo ter mais liberdade e se encontrar melhor no novo ambiente do Windows 8.

1- Visualização de imagens Um duplo clique sobre qualquer arquivo de figura dentro do Explorer abrirá um programa específico, o que significa perda de agilidade do sistema. Para consertar este problema, entre no Painel de Controle, vá em Programas e em Programas Default, selecione o Windows Photo Viewer na lista, não esquecendo de marcar a caixa “Set this program as default”. Clique em OK.

2- O Histórico de Arquivos do Windows 8 A versão 8 do Windows inclui uma nova função de histórico de arquivos, que permite fazer backup automático de bibliotecas, desktop, contatos e outras informações relevantes para um segundo drive (que pode ser um HD, por exemplo, ou um dispositivo USB). Para configurar o recurso, vá ao Painel de Controle, Sistema e Segurança e clique em “File History”. Primeiro, defina os arquivos e diretórios que você deseja salvar, na lista apresentada. Nas opções avançadas, você escolhe a frequência do backup e também pode mudar o drive de destino dos arquivos. Pelo “File History”, você pode restaurar arquivos de outras cópias, caso tenha algum problema. 3- Gerenciamento de espaço em discos Se você tem múltiplos discos rígidos instalados no computador, pode criar um pool de armazenamento via USB, SATA ou SAS (Serial Attached SCSI). Daí, você escolhe um determinado espaço deste pool para formatá-lo e utilizá-lo como um drive separado dos demais, por exemplo. Além de unificar os dispositivos e permitir que você determine a divisão do espaço, a nova tecnologia também maximiza a performance de acesso aos dados, espalhando os arquivos de maneira inteligente pelos dispositivos. Existe, inclusive, uma opção para espelhar seus arquivos. Então, mesmo que um dos discos falhe, seus dados permanecerão intactos. E se os dispositivos de armazenamentos já estão prestes a se esgotar, sem problemas: basta instalar mais um deles para que o Windows o compreenda como parte do pool de espaço de armazenamento. Essa nova opção está dentro do Painel de Controle, na aba Sistema e Segurança, opção “Storage Spaces”.

4- Manutenção Programada O Windows 8 sai de fábrica com as tarefas de manutenção de sistema pré-agendadas: os updates de sistema, os scans de segurança, o diagnóstico do hardware e mais. Para mudar as configurações padrões, abra o Painel de Controle, vá em Sistema e Segurança, Centro de Manutenção (Mantenance). Clique em “Iniciar a Manutenção” para rodar algumas tarefas imediatamente ou selecione “Mudar configurações de Manutenção” (Change Mantenance Settings), para retirar ou incluir tarefas deste tipo da agenda para início automático.

5- Hibernar ou Dormir Você não precisa configurar as opções de hibernação ou sono do Windows 8, mas é bom conhecer as caixas de diálogo relativas a essas opções para não ter problemas quando retornar seu computador de um desses estados. Entre no Painel de Controle, rode a applet powercfg.cpl e clique em “choose what the Power buttons do”, do painel esquerdo. Clique em “Change Settings that are Current Unavailable” (mudar configurações atualmente desativadas) para permitir que o Windows 8 detecte a melhor opção para seu computador, no caso do hardware suportar as opções de “hibernate” e “sleep”.

6- Sincronização e Privacidade Uma utilidade nova do Windows 8 permite a sincronização de suas configurações com outros PCs e dispositivos móveis. Por exemplo, se você possui contatos telefônicos ou de e-mail num computador, pode transferi-los para o outro, assim como contatos do MSN Live Messenger. É muito conveniente. Mas tome cuidado, pois essa opção também traz na cópia os sites favoritos, senhas e dados de formulários eletrônicos. Assim, você pode clicar Win + I e, nas configurações do PC (PC Settings), pode desabilitar qualquer coisa que não pretende compartilhar nessa sincronização. Pelo menos, aquelas que não quer compartilhar automaticamente.

7 - Exibir todos os arquivos e pastas O Windows Explorer da versão 8, por padrão, não mostrará os tradicionais drives e pastas - Painel de Controle, Lixeira e mais - na parte esquerda do programa. A ideia dos desenvolvedores é manter o visual mais limpo. Mas se você prefere a visualização tradicional, clique em “Computer” (Meu Computador), “Options” (Opções), e “Show all folders” (Exibir tudo). 8- Montando imagens ISO Quer olhar o que há dentro de um arquivo de imagem ISO? Dê um clique com o botão direito do mouse sobre ele no Explorer e clique em “Montar”. A partir daí, você verá o arquivo identificado por uma letra, como se fosse um drive virtual, na lateral esquerda do programa. 9- Abrindo novos formatos de arquivos Para abrir um documento/arquivo que não está associado a nenhum programa, clique sobre o mesmo no Windows Explorer e clique em “Abrir com”. O menu de contexto tem uma opção que permite procurar, na loja online da Microsoft, um aplicativo que seja adequado ao formato que se pretende abrir. 10- Reiniciando o Windows Explorer Se o Explorer travar por qualquer motivo, pressione Ctrl + Alt + Esc, selecione o programa na lista e escolha Reiniciar (“Restart”). Deixe o Windows 8 fazer o resto. 11- Problemas de desempenho Se seu Windows 8 parece uma lesma, abra o Gerenciador de Tarefas (Task Manager) com Ctrl + Shift + Esc. A aba Processos (Processes) mostra que aplicativos estão usando a CPU, disco e banda de rede. A aba Performance exibe uma visualização gráfica do uso de recursos do sistema, em tempo real, enquanto a de aba de Históricos (App History) mostra todos os aplicativos rodados nos últimos dias. Para acelerar o boot do sistema, clique na nova aba “Startup” para ver os programas ativados assim que o Windows carrega. A opção “Startup Impact” mostra quanto tempo e qual o efeito de cada aplicativo sobre o tempo de carregamento do sistema. Para desativar algum programa que carrega logo que o Windows liga, basta clicar sobre ele e, depois, em Desativar (Disable).