Dicas do Word - Inform@tica

Por Arlindo Machado

8

O Microsoft Word é o processador de texto mais popular da atualidade. Ele foi criado em 1983, por Richard Brodie, para computadores com sistema operacional MS-DOS. O Microsoft Word é, hoje, uma ferramenta primordial para todo o tipo de pessoa, desde um estudante e dona de casa que quer organizar suas receitas até grandes empresas, advogados e médicos. O software faz parte do pacote Office, desenvolvido para quem deseja ter mais produtividade em seu negócio. Citar as funcionalidades do Microsoft Word é totalmente dispensável, mas muitas pessoas desconhecem recursos e atalhos fáceis, mas muito práticos e interessantes. Reunimos, nesta edição, nove dicas que vão tornar a sua experiência com o Microsoft Word 2010 ainda mais rica. Veja só:

01. Insirir marca d’água rapidamente

Muitas vezes é necessário inserir uma marca d’água no documento com dizeres como “minuta”, “confidencial”, “rascunho”, “exemplo”, logo de sua empresa, entre outros. No Word 2010 isso é fácil. Clique no menu “Page Layout” e, no box “Page Background”, clique no ícone “Watermark”. Existem alguns modelos pré-instalados, mas você pode personalizar o seu. Basta clicar na opção “Custom Watermar” e fazer os ajustes que mais se adequam à suas necessidades.

02. Mude a fonte padrão do Word 2010 Durante a programação do Word 2010, a fonte escolhida para ser o padrão dos documentos foi a Calibri tamanho 11, mas você pode mudar este padrão para a fonte que você quiser. Para fazer isso, vá até a aba “Home”, procure na barra Style e clique com o botão direito na opção “Normal”. Feito isso, selecione a opção “Modify”. Na janela que abrir, você pode escolher a fonte, tamanho, cor e até alinhamento que serão padrões em cada novo documento, inclusive clicando na opção “format” e “paragraph” poderá eliminar o espaçamento duplo de parágrafos de mesmo estilo.

03. Salve fontes dentro do arquivo Quantas vezes você já não redigiu um documento ou apresentação com um determinado tipo de fonte e, quando você enviou para uma pessoa ou acessou de um outro computador, o documento veio desformado, porque a fonte que você utilizou não estava instalada no computador que está abrindo este arquivo? Agora, você não precisa passar mais por isso. Vá até o menu “File” e clique em “Options”. Na categoria “Save”, assinale a caixa “Embeded Fonts in the File” e pronto. Vale lembrar que esta ferramenta só é possível para fontes TrueType e OpenType.

04. Criar um post para seu blog diretamente do Microsoft Word 2010 Você não precisa mais entrar no painel de controle do blog de sua empresa para atualizá-lo. Um recurso do Microsoft Word 2010 possibilita a criação de posts para as plataformas mais utilizadas de blogs. Vá até o menu “File” e selecione a opção “New”. Clique em “Blog post” e depois em “Criate”. Se é a primeira vez que você usa este recurso, será preciso configurar a conta de seu blog ou até mesmo criar um sem sair da tela do Microsoft Word. Com a conta configurada, basta criar posts do seu editor de textos e publicá-los. É possível configurar fonte, cores, tamanhos, inserir imagens, hiperlinks e até mesmo gráficos e tabelas.

05. Inserir texto para teste de formatação Quando desejamos testar uma formatação ou algum outro recurso do Microsoft Word 2010, normalmente copiamos uma notícia da internet ou digitamos aleatoriamente letras do teclado afim de conseguir um texto básico. Outra forma de fazer isso é copiando e colocando este código num novo documento: =lorem(x,y) Substitua a letra X pelo número de parágrafos que você quer que seu texto tenha e o Y pelo número de linhas de cada parágrafo. Feita esta alteração pressione “Enter”, logo após o código. Um texto lorem ipsum irá surgir e você pode testar sua formatação nele.

06. Arquivo sempre presente no ‘Documentos Recentes’ do Word 2010

A funcionalidade de Arquivos Recentes (Recent Documents) do pacote Office é uma mão na roda e evita que você perca tempo procurando um arquivo que você criou ou editou há pouco tempo. Para poupar ainda mais o seu tempo, o Microsoft Word 2010 possibilita que você escolha os arquivos que vão aparecer no Recent Document para que eles estejam sempre ao seu alcance. Um documento com telefones de clientes, controle de estoque e modelos de atas, por exemplo, costumam ter um acesso muito frequente e este recurso vai deixar seu trabalho muito mais rápido. Faça o seguinte: acesse o menu “File” e clique em “Recent”. Será exibida uma lista de documentos e, ao lado de cada um, você verá um ícone que se assemelha à uma tachinha. Basta clicar em cima deste ícone nos documentos que você quer que estejam sempre a mão para que eles apareçam sempre.

07. Inserir screenshots automaticamente

Você não precisa mais apertar o botão print screen, colar a imagem em um editor de imagens, cortar e depois inserir no seu documento. O Microsoft Word 2010 permite uma captura rápida de telas que você tem abertas em sua máquina. Vá até o menu “Insert” e, no box “Illustrations” clique no botão “Screenshot”. Todas as janelas abertas estarão disponíveis e basta você clicar em cima da que você deseja inserir no seu documento que o programa importa automaticamente. Você também pode selecionar a opção “Recorte de tela” para fazer sua própria captura.

08. Faça uma cópia em PDF de seu documento Você sabia que o Microsoft Word 2010 conta com um recurso que facilita a conversão de seu documento para o formato PDF? Após finalizar a produção de seu documento, vá até o menu “File” e selecione a opção “Salve As”. Logo abaixo do campo onde você nomeia seu arquivo existe um campo chamado “Type”. Basta escolher a opção “PDF” e o local onde você vai salvar seu documento.

09. Salvar arquivos na nuvem para acessá-los de qualquer lugar Foi-se a época em que você enviava seus arquivos para seu e-mail ou o gravava num dispositivo móvel para acessá-los em outros lugares. O cloud power traz e reforça a ideia de que você pode ter um espaço seu na nuvem, alimentando-o com o que você quiser e onde quiser. O Microsoft Word oferece a possibilidade de você salvar seu documento direto na nuvem em poucos cliques. Assim que você terminar a edição do seu artigo, clique no menu “File” e depois selecione a opção “Salve & Send”. Clique na opção “Salve to Web” e depois no botão “Sign in”. Faça login com seu Live ID e salve seu arquivo.

Encaminhe suas dúvidas e sugestões para info@aventuracomputerservice.com.