Dieta do HCG, funciona mesmo? - Saúde & Bem Estar

Por Poliane Novaes

HCG

Muitos insistem em tentar dietas novas, procurar algo específico que os fará emagrecer. A reeducação alimentar associada a atividade física infelizmente, às vezes, é a ultima opção de muitos.  A dieta do HCG ganhou muitos adeptos, pois promete perda de peso rápida.

De acordo a Dra. Ivani Manzzo (PhD em fisiologia do exercício), essa sigla significa Gonadotrofina Coriônica Humana. É um hormônio produzido em grandes quantidades durante a gestação. No homem e na mulher não grávida, as taxas desse hormônio normalmente são tão baixas, que não são detectáveis no sangue.

O uso de hormônios é algo que devemos nos atentar. Existem casos que sua utilização se faz necessária no tratamento de alguma enfermidade. Mas o seu uso para questões estéticas não é recomendável. Os hormônios são produzidos no nosso organismo em concentrações certas para manter o funcionamento correto do nosso corpo. Para manter essas concentrações, existem mecanismos muito eficientes e, quando esses mecanismos não funcionam, adoecemos. Assim, não é difícil entender que aumentar a concentração de qualquer hormônio sem uma doença presente irá, sem dúvida, desequilibrar o organismo e levá-lo a desenvolver uma doença.

O problema em relação a prescrição do hormônio HCG para emagrecer é devido ao fato de que não se sabe muito sobre os efeitos desse hormônio fora da gestação, mas se sabe que ele não diminui a sensação de fome, não acelera o emagrecimento, não diminui a irritabilidade e ainda pode aumentar o desenvolvimento de câncer. Portanto, porque assumir esses riscos?

Além da administração  desse hormônio, a dieta do HGC sugere a prática de atividade física e uma ingestão calórica de 500 calorias por dia. Essa quantidade de caloria é absurdamente pouca. Cada pessoa tem uma necessidade calórica diária, calculada a partir da idade, sexo, peso e nível de atividade física. Sendo assim, uma orientação generalizada em relação a quantidade de calorias a ser consumida no dia pode ser muito perigosa para muitos! Imagine um homem, cuja ingestão calórica para emagrecimento é de 3.200 calorias, o que aconteceria se o mesmo a restringisse a 500 caloras por dia? É óbvio que qualquer pessoa com uma dieta tão restrita em calorias perderia peso na balança, o que significa perder musculo e não apenas gordura, mas esta também pode acarretar muitos problemas para sua saúde, além de poder recuperar todo o peso perdido após algum tempo após a dieta.

Faça o que você sabe que te faz bem, pare de correr atrás de uma fórmula nova para emagrecimento, pense na sua saúde. Reeduque-se, coma carboidratos integrais, proteína e gordura sem exageros, inclua frutas e vegetais em sua dieta e pratique atividade física regularmente. Isso fará você ter saúde e, como consequência, um corpo bonito, sem acúmulos de gorduras localizadas.