Dieta sem glúten e lactose - Saúde & Bem Estar

Por Poliane Novaes

foto

Devido a muitos adeptos à eliminação do glúten da dieta aqui, nos Estados Unidos, a previsão é de que o consumo de produtos sem glúten salte de $2,6 bilhões de dólares (2010) para $5 bilhões de dólares até o fim deste ano. No Brasil, não há estimativas exatas, mas o número de restaurantes e lojas que oferecem produtos sem glúten tem aumentado a cada dia. Junto com  a onda “gluten free” surgiu a exclusão da lactose, o açúcar do leite.

A exclusão da lactose, deve-se ao fato de que  acredita-se que, por meio do açúcar (lactose) do leite, nosso organismo poderia ficar mais vulnerável ao ganho de peso, além de provocar sintomas  como desconforto gástrico e excesso de gases.

Já a exclusão do glúten (proteína encontrada naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada e centeio)  têm sido associada à diminuição de sintomas como dor de cabeça, estufamento e a possibilidade de processo inflamatório intestinal.

A eliminação total do glúten da dieta se faz necessário quando a pessoa é alérgica ao glúten. A doença celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten. As células de defesa atacam o glúten, mas, ao mesmo tempo, atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes.

Algumas pessoas não são celíacas, mas desenvolveram sensibilidade ao glúten, devido a alguma síndrome intestinal como, por exemplo, a disbiose. Neste caso, uma dieta não irritativa e ausente de glúten faz parte do tratamento.

A eliminação da lactose da dieta, deve ser feita por intolerantes. Atualmente, cerca de 80% da população tem um nível de intolerância à lactose e não sabe. O exame, muitas vezes, pode dar falso positivo ou falso negativo. A melhor forma de saber se você é intolerante é fazendo o teste excluindo e incluindo a lactose, observando sintomas.

Você deve estar se perguntando: “Então, se não tenho nenhuma alergia ou intolerância, não devo eliminar o glúten e a lactose da minha dieta?”. Bom, sobre o glúten, os relatos de emagrecimento devido a retirada do mesmo da dieta, em geral, estão associados à redução do consumo de alimentos que possam ser mais calóricos ou de menos qualidade. Apesar de que, hoje, diferente de um ano atrás, temos muitos produtos sem glúten, fazendo com que muitos deixassem de emagrecer, pois os produtos sem glúten normalmente são pobres em fibras, ricos em açúcar e gordura.

Em relação à lactose,  faça o teste e se não tiver nenhum nível de intolerância, não tem por que eliminá-la da dieta. Acredito que, hoje, o problema está no excesso de consumo de glúten, pois na maioria dos industrializados encontramos glúten. E, em relação à lactose para os não intolerantes, o problema está na quantidade de gordura e açúcar adicionado em leites e derivados e não à lactose em si. A retirada total de glúten e lactose pode sim ser feita, mas deve ser devidamente substituída por alimentos certos, senão algumas deficiências podem ocorrer. Já existem até estudos que provam isso.

O segredo sempre será o equilibrio!