Dieta e suco detox funcionam? - Saúde & Bem-Estar

Por Poliane Novaes

abacate

A palavra “detox” surgiu há cerca de três anos como a abreviação de “desintoxicação alimentar”, dieta conhecida por fazer uma “faxina” no organismo. A moda detox resiste até hoje. A desintoxicação é um conceito pseudomédico, pois se formos analisar fisiologicamente, o corpo já tem as ferramentas necessárias para “limpar” o organismo. A promessa da dieta detox é de  “limpar” o organismo intoxicado promovendo o emagrecimento mesmo daquelas pessoas com dificuldade em responder a dietas de emagrecimento.

De fato, o emagrecimeto muitas vezes acontece,  devido à restrição calórica. Qualquer tipo de dieta onde há restrição calórica ou isenção de algum macronutriente fará com que quilos sejam eliminados, mas cada uma trará além dos quilos de volta, uma má consequência, muitas vezes irreversíveis, além de ser muito normal o peso abaixar na balança, devido à grande perda de massa muscular e não somente gordura corporal.

A sensação de desinchaço com a dieta detox acontece, pois o consumo de grande quantidade de chás, sucos, etc, leva a um quadro de desidratação. Até certo ponto, a desidratação confere um ar de que a pessoa está mais saudável, já que com a eliminação da água nos tecidos subcutâneos, os músculos “colam” mais na pele, apresentando uma maior definição. O problema é que esse processo não é nem um pouco saudável, já que grande parte do nosso corpo é constituída de água e o aumento da diurese não necessariamente indica a eliminação de mais toxinas, pelo contrário. A redução da água no corpo aumenta a concentração delas, tornando as substâncias potencialmente tóxicas ainda mais nocivas.

Não há comprovação científica para se acreditar que é possível reverter o consumo de substâncias tóxicas com a utilização de alimentos especiais. O que é possível é adotar uma dieta mais saudável e esperar que o organismo lide com as agressões do passado. Alimentos não são capazes de fazer esse papel, se não já teriam substituído inúmeros tratamentos médicos usados contra reais intoxicações. Os sucos chamados detox, feitos com frutas e legumes, são maravilhosos nutricionalmente falando, porém, não devem ser usados como substitutos de refeições e nem com o objetivo de “desintoxicação”.