Dilma e Obama concordam em tomar medidas pela isenção de vistos para brasileiros e americanos

Por Gazeta News

Obama Dilma - dia 30

Os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama se reuniram no Salão Oval da Casa Branca na manhã do dia 30 e concordaram em tomar uma série de medidas para facilitar o trânsito de pessoas e produtos entre Brasil e Estados Unidos.

Os líderes anunciaram que o Brasil participará do Global Entry, que agiliza a entrada de viajantes frequentes nos EUA, ainda a partir do primeiro semestre de 2016. O programa, no entanto, não dispensa o visto para entrar no país.

O Global Entry é destinado a viajantes frequentes, como executivos, e permite uma passagem mais rápida por autoridades alfandegárias, através de guichês eletrônicos. Para a liberação, é necessário concluir detalhes.

Os dois países, no entanto, não evoluíram nas negociações para liberar turistas brasileiros da necessidade de visto, mas os dois presidentes concordaram em tomar medidas para que cidadãos norte-americanos e brasileiros possam viajar entre os dois países.

O Brasil está prestes a cumprir a meta de ter apenas 3% das solicitações de vistos recusadas pelos EUA. Os dois países precisam também, entretanto, trabalhar em detalhes como o compartilhamento de informações sobre os viajantes. Fontes: Reuters e Folha de São Paulo.