Dilma propõe pacto nacional durante pronunciamento

Por Gazeta News

dilma

Em reunião com governadores, prefeitos e ministros, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, no dia 24, cinco pactos nacionais em resposta à onda de protestos em todo o país.

Propondo uma grande mobilização em torno da saúde, educação, mobilidade urbana, responsabilidade fiscal e combate à corrupção, Dilma anunciou que pretende propor a convocação de plebiscito popular para discutir a reforma política.

A presidente já havia feito um pronunciamento à população brasileira, no dia 21, quando afirmou que vem acompanhando as manifestações das ruas e ressaltou que essa energia deve ser aproveitada para a melhoria do país.

Dilma revelou que para atender às reivindicações colocadas até agora e vai propor a prefeitos e governadores um Plano Nacional de Mobilidade Urbana, a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde (primeiramente ela havia anunciando 100% à educação, mas a nova porcentagem foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 25) e a ida de médicos do exterior para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS). Audiência Durante os 10 minutos em que se procunciou em rede nacional, foi registrado média de 44 pontos de audiência, segundo média calculada pelo Ibope com os índices das emissoras da TV aberta. O share (números de aparelhos ligados) foi de 61%.

O pronunciamento da presidente ocupou uma faixa que normalmente marca entre 40 e 42 pontos.

No total, quase 2,8 milhões de domicílios pelo Brasil estavam ligados conferindo as palavras de Dilma, similar ao registrado durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.