O Ibope divulgou nova pesquisa eleitoral no dia 26, a qual apontou decadência da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e do candidato Aécio Neves (PSDB), e ascensão da candidata Marina Silva (PSB).
A atual presente aparece com 34% das intenções de voto. Marina vem em segundo, com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos (José Maria, do PSTU; Eduardo Jorge, do PV; Rui Costa Pimenta, do PCO; Eymael, do PSDC, Levy Fidelix, do PRTB; e Mauro Iasi , do PCB) não atingiram 1% das intenções de voto - somados, eles têm 1%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, 36%.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Na ocasião, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.
A pesquisa, encomendada pela “TV Globo” e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos os dias 23 e 25. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Fonte: G1.