Diretor de Masterminds conta o porquê de fazer uma comédia mais física e menos provocadora

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

img_2005

Quando você tem gênios da comédia como Zach Galifianakis, Owen Wilson, Kristen Wiig, Jason Sudeikis e Kate McKinnon reunidos em uma única comédia de humor negro, você espera assistir a um filme censurado para maiores de 18 anos, mas o diretor Jared Hess, que já dirigiu Nacho Libre (2006) e Napoleon Dynamite (2004), resolveu fazer um filme PG-13 sobre a verdadeira história de um dos maiores assaltos americanos dos últimos tempos.

Estou falando da comédia Masterminds, baseado em uma história real, na qual David Ghantt, um motorista de carro forte da empresa Loomis Fargo, fez um dos maiores roubos da história dos Estados Unidos, mas um bandido improvável sem nenhuma experiência com assaltos falhou quando deixou uma trilha de evidências e fez parcerias com as pessoas erradas. Depois de roubar $17 milhões de dólares em dinheiro e entregar ao seu parceiro no crime que planejou o assalto, ele foge para o México para ficar quieto enquanto o FBI procura os criminosos. Enquanto isso, esse parceiro envia um assassino para acabar com a vida de David. Uma vez que David descobre a verdade, ele retorna para a Carolina do Norte para resgatar sua mulher e expôr os verdadeiros cabeças desse roubo que fez história.

“Você não tem como inventar uma história dessa”, disse Jared Hess, explicando que foi o que o atraiu para o projeto. Jared tem uma longa história com protagonistas que são subestimados como Napoleon Dynamite e a personagem de Jack Black em Nacho Libre. O ladrão improvável e trapalhão de MasterMinds entra também nessa qualificação.

Zach Galifianakis interpreta David Ghantt. Jared e Zach encontraram com David, o homem por trás da história desse roubo que cumpriu pena de sete anos por esse crime. Jared descreve o homem como "doce e pé no chão."

A maneira que Jared dirigiu esse longa foi determinada após encontrar Ghantt. "Para mim, depois de conhecer David e vendo como ele é pessoalmente, há uma inocência nele. Eu senti que o protagonista realmente daria um tom emocional ao filme”, disse Jared durante a mesa redonda. "Eu queria permanecer fiel a esse elemento. A comédia foi acontecendo e ficou com uma censura no nível mais PG-13".

Jared tem um talento especial para personagens peculiares e cenários sem provoacação ou profanação que assola a maioria das comédias. Seus filmes mais populares, como Napoleon Dynamite e Nacho Libre, são comédias físicas de uma maneira inocente. "Ter todos interpretando diretamente, eu acho que é quando a comédia funciona melhor", diz o diretor que passou um tempo na Venezuela, onde aprendeu espanhol.

No entanto, quando você tem um elenco como esse escolhido por Jared, podemos considerar uma comédia de ouro, mas como você controla as habilidades de improvisação desses atores que podem chegar a fazer piadas sem censura? Jared admite que a improvisação aconteceu antes das câmeras começarem a rodar. "As ideias de cada um foram discutidas bem antes das filmagens", segundo o diretor. Ele acrescenta que os atores gostam de estar preparados antes das filmagens. Para alguns, isso veio naturalmente por ter sido parte do elenco do Saturday Night Live, onde não há improvisação durante a transmissão ao vivo. Roteiros para o show ao vivo são aprovados pelo criador e produtor do programa Lorne Michaels. E acrescentou que todo mundo era "bem-comportado e profissional".

Jared tomou liberdade com a história verdadeira, mas o diretor diz que em "linhas gerais da história são verdadeiras e fiéis aos acontecimentos".

Para trazer a precisão de alguns dos eventos e fatos, ele trouxe David Ghantt para o set de filmagens como consultor do filme, e que provou ser um grande recurso na recriação de alguns dos eventos.

Masterminds já está em cartaz.