Diretor do FMI chega a tribunal em New York

Por Gazeta Admininstrator

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, entrou em uma corte de New York nesta segunda-feira, dia 16, para a primeira audiência do caso em que é acusado de tentar estuprar a funcionária de um hotel.
Seus advogados disseram que ele declarará inocência para as acusações de ato sexual criminoso, aprisionamento ilegal e tentativa de estupro. Essas alegações podem provocar um fim humilhante à sua vida pública e suas ambições presidenciais. Strauss-Khan, até então o favorito na eleição presidencial francesa, estava com as mãos algemadas atrás das costas no domingo quando detetives o levaram para um carro de polícia diante de uma bateria de câmeras de televisão.
Um porta-voz da polícia disse que a camareira, de 32 anos, que trabalha no Sofitel da Times Square identificou Strauss-Khan numa linha de suspeitos formada pela polícia, que tinha ainda outros cinco homens.
O diretor-gerente do FMI, que escolheu o ex-advogado de Michael Jackson para liderar sua equipe de defesa, se submeteu ao exame forense, no qual policiais buscaram por arranhões ou outras evidências do suposto ataque.
Figura carismática, Strauss-Khan liderou o FMI durante a crise financeira global entre 2007 e 2009, pressionando por medidas de estímulo e cortes nas taxas de juros para evitar uma depressão, e tem sido vital nas negociações para solucionar os problemas europeus de dívida.