Diretor dos serviços de imigração renuncia
O diretor dos Serviços de Imigração e Naturalização dos Estados Unidos (USCIS), Emilio González, anunciou na quinta-feira(13) sua decisão de abandonar o cargo no dia 18 de abril, em meio à polêmica sobre a demora na análise de mais de um milhão de pedidos de cidadania.
"Emilio González me informou que vai renunciar no dia 18 de abril", explicou em um comunicado Michael Chertoff, secretário do departamento de Segurança Interna (DHS), que elogiou o funcionário.
Boa parte dos mais de mais de um milhão de imigrantes residentes nos Estados Unidos que esperam para obter a cidadania americana, tenta acelerar o processo para poder votar nas eleições presidenciais de novembro.
"O caminho para a cidadania está em crise", disse o senador democrata Edward Kennedy, após ser informado da renúncia de González. "Muitos que aguardam a cidadania poderão ficar sem votar em novembro".
No final do ano passado, o USCIS anunciou um aumento do custo dos trâmites para se obter a cidadania, oficialmente para melhorar sua eficiência.
