Disputas Futebol Brasileiro

Por Gazeta Admininstrator

CAMPEONATO PAULISTA 
Faltando três rodadas para o final da 1ª fase, o Palmeiras reassumiu a ponta da tabela com a vitória de 3 a 0 sobre o Bragantino e chegou aos 35 pontos. No clássico mais aguardado do campeonato, o São Paulo venceu por 2 a 1 ao Corinthians. Com esse resultado, além de passar o seu maior rival na tabela e quebrar um tabu de mais de 4 anos sem vencê-lo, ainda viu o seu maior ídolo chegar ao 100º gol da carreira. O goleiro Rogério Ceni marcou o segundo gol do jogo cobrando uma falta e fez pelo menos duas grandes defesas. Quase tudo desta partida aconteceu no segundo tempo. 

O gol de Ceni foi aos 8 minutos. Aos 17 minutos Alessandro levou verme-lho direto ao fazer falta em Dagoberto. Aos 21, Dentinho fez o gol do Corinthians. Aos 23, Dagoberto recebe o segundo amarelo e é expulso. Aos 27, Dentinho sofre falta e o juíz marca. Na sequência, Dentinho chuta Rodrigo Souto e é expulso por revide. A partir daí o Corinthians foi pra cima, mas com um a menos não conseguiu chegar ao empate. Na história, esta foi a vitória 88 do São Paulo, contra 111 do Corinthians e 92 empates. 

O Santos foi a Itú e venceu o Ituano por 3 a 2 e juntou-se a São Paulo e Corinthians com 34 pontos. Lutando pelas quatro últimas vagas da fase final, Mirassol tem 27 pontos, Ponte Preta 26, Paulista 25 e Oeste 24. No rebaixamento, Grêmio Prudente tem 11 pontos, Noroeste 14, Santo André e Ituano com 15 pontos cada, seriam os quatro rebaixados para a A2 em 2012.

CAMPEONATO CARIOCA 
Conforme prevíamos, o Botafogo dispensou o técnico Joel Santana. Para o seu lugar, contrataram Caio Júnior. Ainda sem o novo técnico, o Botafogo empatou com o Boavista em 0 a 0. Mesmo placar do bom clássico entre Vasco e Fluminense. O Flamengo no sufoco empatou em 3 a 3 com o Madureira. Chegou a estar perdendo por 1 a 3. Wanderlei Luxemburgo foi vaiado pela torcida rubronegra que queria Adriano e culpa o técnico pela não contratação do imperador que fechou com o Corinthians.

No Grupo A da Taça Rio, Vasco, Boavista e Americano estão na liderança com 10 pontos. O Flamengo vem logo atrás com 9 pontos. 

No Grupo B, o Olaria lidera isoladamente com 12 pontos. Botafogo em segundo com 10 pontos. Fluminense e Duque de Caxias têm chances ainda com 8 pontos cada. Faltam três rodadas para o final da fase de classificação.
O América está com um pé na segunda divisão para 2012.

CAMPEONATO MINEIRO 
O Cruzeiro venceu o América por 3 a 2 e já está classificado para as semifinais com 22 pontos. América de T.O., Atlético e América estão com 18, 17 e 16 pontos respectivamente e com grandes chances de chegarem nas semifinais.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 
Faltam três rodadas para o final da fase de classificação. O Santa Cruz e o Náutico estão na liderança com 41 pontos e já classificados para as semifinais. Porto com 35 pontos, Sport com 34 e Central com 33, brigam pelas duas vagas restantes.

CAMPEONATO BAIANO 
Vitória, Serrano, Bahia e Vitória da Conquista vencem na terceira rodada da fase quartas-de-finais. Bahia lidera o Grupo 3 com 7 pontos e o Vitória lidera o Grupo 4 com 9 pontos No torneio da morte, Juazeiro e Fluminense de Feira vencem a partida de ida e podem empatar para não cairem. Ipitanga e Colo Colo estão por um fio.

CAMPEONATO DO DF 
Brasiliense e Formosa vencem na abertura do quadrangular final. Gama e Botafogo perderam em casa.

CAMPEONATO CATARINENSE 
Chapecoense com 13 pontos, Figueirense com 11 e Avaí com 10 pontos, lideram o segundo turno do campeonato catarinense. Faltando apenas três rodadas para acabar a fase de classificação, esses três devem chegar às semifinais do turno. 

CAMPEONATO SULAMERICANO SUB-17 NO EQUADOR 
Com o fim da primeira fase, já temos os seis países classificados para a fase final onde todos jogarão contra todos. Essas cinco rodadas restantes serão disputadas entre 28 de março e 9 de abril. Como a Argentina ficou com o primeiro lugar do Grupo A e o Brasil com o primeiro lugar do Grupo B, na última rodada e última partida, teremos Argentina x Brasil (9 de abril). Provavelmente será a grande final. 

Os outros quatro países classificados foram; Equador, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Destes seis países, os quatro primeiros desta fase final, irão para o Mundial Sub-17 que será realizado no México no segundo semestre.

VAGAS GARANTIDAS NA FINAL DO ESTADUAL 
Coritiba, Criciúma, Flamengo, Ceará, Grêmio-RS, Santa Cruz-RN e Paysandu já asseguraram vaga nas finais de seus campeonatos.

A HISTÓRIA DA PRIMEIRA INVASÃO CORINTIANA 
1931: a primeira ?Grande Invasão Corintiana, completou 80 anos e é quase desco-nhecida. Timão conquista o tricampeonato paulista 28/29/30, com vinte mil corintianos na Vila Belmiro. A torcida corintiana ficou famosa pela invasão histórica ao Maracanã, nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando 70 mil torcedores viajaram até o Rio de Janeiro para prestigiar o Timão. 

Porém, foi em 1931 que a fiel torcida mostrou a sua força pela primeira vez fora de São Paulo. Depois de uma boa campanha no Campeonato Paulista de 1930, o Corinthians disputou a final contra o Santos, em janeiro do ano seguinte, na Vila Belmiro. Então, na manhã de 4 de janeiro de 1931, dez trens com oito vagões cada saíram das estações da Luz e Brás, na capital paulista, repletos de corintianos, rumo à cidade de Santos. Onde invadiram o estádio adversário com cerca de vinte mil pessoas na arquibancada, praticamente a totalidade de lugares. Em campo, o Timão saiu perdendo com um gol logo no início do jogo do atacante Feitiço, mas, liderado pelos atacantes Gambinha e De Maria, virou a partida e venceu a equipe da baixada por 5 a 2, conquistando o seu segundo tricampeonato paulista. 

No caminho de volta a São Paulo, muitos corintianos viajaram em cima dos trens, comemorando o título estadual com rojões e bandeirolas do clube. 

Alguns torcedores tiraram a camisa durante o trajeto e acabaram morrendo por pneumonia e tuberculose, já que naquela época não havia medicamentos para essas doenças.