DMV da Flórida muda política de habilitações para vítimas de crimes

Por Gazeta Admininstrator

Após inúmeras reclamações por parte de grupos defensores dos direitos dos imigrantes, o Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles (DMV) anunciou uma modificação em sua política para emissão de carteiras de motoristas para imigrantes vítimas de crimes.

Na semana passada, o jornal norte-americano Sun Sentinel publicou reportagem sobre a preocupação demonstrada por imigrantes vítimas de crimes, quanto à privacidade destas pessoas. De acordo com a reportagem, regras praticadas pelo DMV da Flórida estariam prejudicando tais imigrantes. Em junho, o departamento começou a exigir aos candidatos à habilitação, ou renovação do documento, que sejam imigrantes vítimas de crimes, e que buscam residência legal no País, que dessem, verbalmente, detalhes dos crimes sofridos, tais como estupro, tortura, violência doméstica e ou-tros. Na avaliação das entidades de defesa dos direitos dos imigrantes, tal exigência estaria expondo os imigrantes e sujeitando-os a constrangimentos.

De acordo com informações prestadas pelo DMV, a justificativa seria a implementação de uma política de combate à fraude. T.N.Prakasha, diretor da divisão de Habilitação do DMV anunciou que, agora, aceitará informações sobre os crimes dos quais foram vítimas os candidatos à habilitação, por escrito.