Doctor Strange é a nova aposta da Marvel para os cinemas

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

doctor-strange-amosart-2016

E mais um super-herói dos quadrinhos da Marvel vira filme. Estou falando do psicodélico Doctor Strange (Disney/Marvel) que estreia nesta sexta-feira, dia 4 de novembro. Um ex-neurocirurgião embarca em uma jornada de cura depois de ter perdido seus movimentos em um acidente e é arrastado para o mundo das artes místicas. O filme foi dirigido por Scott Derrickson que também escreveu o roteiro ao lado de Jon Spaihts e C. Robert Cargill. No elenco estão o talentoso Benedict Cumberbatch como o Doctor Strange, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Tilda Swinton, Benedict Wong, entre outros. A aventura de ficção-científica e de ação já estreo no mercado internacional e foi muito bem.

Após acompanhar a coletiva de imprensa que aconteceu semanas atrás aqui em Los Angeles, podemos dizer que o elenco e os cineastas estão muito orgulhosos com o versão final do filme. Benedict Cumberbatch, Tilda Swinton, Rachel McAdams, Benedict Wong, o diretor Scott Derrickson e o produtor e diretor da Marvel Studios Kevin Feige estavam entre os presentes para discutir esse super-herói místico. Aqui está o que eu achei relevante para vocês saberem sobre o filme:

Quando Benedict Cumberbatch parecia indisponível para o papel devido à sua programação de filmagens, Scott Derrickson se fez testes com outros atores, mas o cineasta disse que "voltei a falar com Benecditcainda. Esse é o cara, esse será o Doctor Strange”.

Os cineastas logo perceberam que se escolhessem Benedict, a data de lançamento não cairia duarnte os lançamentos de verão aqui dos Estados Unidos. Assim, para acomodar o elenco e a agenda de Benedict, eles adiaram a estreia para o outuno. É assim que você sabe que você é um grande negócio como ator, como pessoa, quando os estúdios Marvel e Disney reorganizam sua agenda para bater com a sua.

O que convenceu o ator Mads Mikkelsen a interpretar o vilão Kaecilius foi o Kung fu. Quando o diretor falou do filme para o ator por telefone, Scott Derrickson disse "e há um monte de kung-fu e cenas voando." O ator cresceu assistindo filmes de kung-fu da velha escola, do Bruce Lee; isso foi tudo o que ele precisava ouvir para ser render a personagem. "Eu disse 'ah, ah, o quê? Kung-fu?' Estou dentro ", lembrou Mads.

A fonte primária de inspiração para as escolhas visuais de Scott Derrickson foram "os quadrinhos de Stan Lee do início dos anos 60 e de Steve Ditko", com ênfase nas imagens mais psicodélicas.

No que diz respeito às cenas de ação e às peças do set de filmagens, o estúdio se comprometeu totalmente com o tom inicial de Derrickson que foi apresentado a Marvel: "o objetivo era que cada peça do filme fosse a mais estranha de qualquer outro filme".

Para esse fim, o diretor trabalhou pesado com sua equipe para "ficar mais criativo" com as peças que envolviam destruição em massa. "Os filmes que fazem isso são memoráveis", disse Scott Derrickson, "e mudam a maneira que você sente sobre o cinema." Enquanto o cineasta foi modesto, dizendo que não tem certeza se conseguiram isso com Doctor Strange, ele está confiante de que o filme oferece seqüências que "darão ao público de volta o que pagaram n ingresso".

Aqueles gestos com a mão que Ancient One e Strange fazem é chamado de finger tutting, e sim, os atores foram treinados como fazê-los corretamente. "Nós tivemos um especialista nos ensinando," Tilda Swinton disse. "Ele nos ensinou uma série de movimentos extraordinários e muito precisos." A vencedora do Oscar também lembrou que, às vezes, ela lutava com a precisão dos movimentos - certificando-se de que seus dedos não passassem na frente de seu rosto de uma certa maneira que iria negar a razão do movimento. Quando Benedict Cumberbatch vestiu o traje pela primeira vez, ele se comportou como "uma criança tonta e fanática", disse o ator. Quando ofigurinista observou Cumberbatch solhando no espelho pela primeira vez com a roupa completa, ela comentou: "Oh, você está tendo um momento de super-herói, não é?"

Essa não foi a única vez que “o momento super-herói” bateu. No último dia de filmagem - enquanto estavam quase prontos para filmar uma cena nas ruas bloqueadas de Nova York - Cumberbatch notou que estavam perto de uma loja de quadrinhos.

Então, com seu telefone, o diretor filmou sua estrela entrar na loja. E com seu traje do Doctor Strange - o manto, o cabelo, tudo. Cumberbatch lembrou que depois que ele se apresentou ao dono e aos poucos clientes que estavam lá, eles não podiam acreditar que ele estava lá comprando histórias em quadrinhos de Doctor Strange.

Na verdade, ele não tinha dinheiro porque estava gravando e vestindo com o figurino. "Então eu ofereci para trabalhar [na loja] ou algo em troca de pagamento", Benedict Cumberbatch disse. "E o dono era como, ele disse algo como: 'Tudo bem, mas você tem que manter seu sotaque americano se você quiser trabalhar aqui.'"

Todo mundo sabe que Strange aparecerá em “Avengers: Infinity War". E agora sabemos quando o ator terá que aparecer para trabalhar novamente. "No início do próximo ano", Kevin Feige revelou aos repórteres.