Documentário aborda educação alternativa

Por Gazeta News

documentário

“É realmente necessário ter um tempo e um espaço para aprender?”. Com esse questionamento, a atriz e produtora francesa, Clara Bellar, introduz a discussão sobre o movimento de desescolarização no documentário “Being and Becoming”.

Casada com um brasileiro e mãe de uma menina de 1 ano e de um menino de 6, Clara dividia seu tempo entre Rio de Janeiro (Brasil), Paris (França) e Los Angeles (EUA), desenvolvendo projetos, quando começou a pensar em como conciliar a escolarização de seu filho com a realidade nômade que vivia.

“Não sabíamos que existia outra possibilidade além da escola, até conhecermos pessoas que faziam o ‘unschooling’ (desescolarização, em português) em Los Angeles. Não era nem a escola na escola, nem a escola em casa, e sim uma forma de aprender vivendo, no mundo”, conta Clara, em entrevista à revista “Crescer”. Esse contato motivou uma busca pessoal por informações sobre o movimento, documentada ao longo de dois anos.

O filme foi gravado de forma independente na França, Alemanha, Inglaterra e nos Estados Unidos e tem sido mostrado, pouco a pouco, em cinemas de todo o mundo, oferecendo também a possibilidade de compra do DVD, através do site: www.etreetdevenir.com.