Domingo é dia de premiação do Oscar

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

dicaprio-xlarge

Leonardo DiCaprio e Brie Larson são as promessas de melhor ator e atriz do 88th Academy Awards, cuja premiação acontece neste domingo, a partir de 5:30pm, no Dolby Theatre, em Hollywood. O evento será transmitido pela emissora ABC. O ator Chris Rock comanda cerimônia.

DiCaprio e Larson venceram o Globo de Ouro, o prêmio do sindicato dos atores, o Critics Choice e o Bafta. Um conjunto que os deixa bem confortáveis na disputa pelo prêmio da Academia.

Veja as indicações:

The Revenant– 12 indicações

A parceria entre Leonardo DiCaprio e Alejandro González Iñarritu dominou as indicações. Um caçador de peles é atacado por um urso durante uma expedição. Ferido, dois homens do grupo decidem ficar para ajudá-lo, mas quando indígenas se aproximam, ambos o abandonam.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Iñárritu); Melhor Ator (Leonardo DiCaprio); Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy); Melhor Figurino; Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Fotografia; Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som; Mixagem de Som e Produção de Arte.

Mad Max: Fury Road – 10 indicações

O guerreiro das estradas Max (Tom Hardy) acaba capturado por um perigoso grupo de guerreiros dos desertos apocalípticos da Austrália. Quando tem a chance de fugir, precisa decidir se vai ajudar a Imperator Furiosa (Charlize Theron) a resgatar um meninas que são mantidas como escravas.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (George Miller); Melhor Figurino; Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Fotografia; Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som.

The Martian – 7 indicações

Durante uma severa tempestade em Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto. O cientista sobrevive milagrosamente, mas abandonado no planeta vermelho e com poucos suprimentos, ele teme não sobreviver até que uma missão de resgate consiga alcançá-lo a tempo.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Ator (Matt Damon); Melhor Roteiro Adaptado; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som; Mixagem de Som e Produção de Arte.

Spotlight – 6 indicações

Baseado em fatos reais, o filme acompanha um grupo de jornalistas de Boston que reúne provas sobre diversas denúncias de abuso de crianças causados por padres católicos. Eles vão à procura de justiça, mesmo com os esforços dos religiosos para ocultar as histórias.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Thomas McCarthy); Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo); Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel McAdams); Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

Carol – 6 indicações

Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol está se divorciando do marido e também não está contente com a sua vida. Quando ela é proibida de passar o Natal com a filha, as duas resolvem fazer uma viagem pelos Estados Unidos e assim iniciam um intenso romance.

Categorias: Melhor Atriz (Cate Blanchett); Melhor Atriz Coadjuvante (Rooney Mara); Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Figurino; Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

Bridge of Spies – 6 indicações

James Donovan (Tom Hanks) é um advogado do Brooklyn que, durante a Guerra Fria, é enviado, a pedido da CIA, para negociar o resgate de um piloto americano.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Ator Coadjuvante (Mark Rylance); Melhor Roteiro Original; Melhor Trilha Sonora; Mixagem de Som e Produção de Arte.

The Big Short – 5 indicações

Quatro homens, de fora do mercado financeiro, perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Com investimentos ousados, eles acabam conhecendo o lado sombrio do sistema bancário moderno.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Adam McKay); Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale); Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Star Wars: The Force Awakens – 5 indicações

Trinta anos após destruição da Segunda Estrela da Morte e do Imperador Palpatine, a galáxia está em guerra novamente. Dessa vez, o embate é entre a opressora Primeira Ordem e a Resistência. Quando a Primeira Ordem ameaça usar uma arma devastadora para manter o controle de tudo, Finn, Rey e Poe Dameron se unem a Leia, Han Solo e Chewbacca para combater a ameaça.

Categorias: Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Trilha Sonora; Melhor Edição de Som e Mixagem de Som;

The Danish Girl – 4 indicações

Cinebiografia do pintor Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

Categorias: Melhor Ator (Eddie Redmayne); Melhor Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander); Melhor Figurino e Produção de Arte.

Room – 4 indicações

O drama é baseado no livro homônimo, escrito por Emma Donoghue. A trama acompanha a história de Jack, menino de cinco anos que vive trancado em um quarto sem janelas e não conhece nada do mundo, exceto pela “realidade” apresentada pela sua mãe.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.

Brooklyn – 3 indicações

A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn, nos EUA, para tentar realizar seus sonhos. No ínicio ela sente falta de sua casa, mas logo ela começa a se adaptar e até conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. A partir daí, ela fica dividida entre os dois países, entre o amor e o dever.

Categorias: Melhor Filme; Melhor Atriz (Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro Adaptado.

The Hateful Eight – 3 indicações

Em Wyoming, após a Guerra Civil norte-americana (1865), um grupo de caçadores de recompensa transporta uma perigosa prisioneira, mas são impedidos de continuar depois de uma severa nevasca. Então, decidem se abrigar em uma estalagem. Isolados e obrigados a conviver por mais tempo do que gostariam, o grupo acaba se envolvendo em uma trama de traição, desilusão e ódio.

Categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Jason Leigh); Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

Sicario – 3 indicações

Kate Macer é uma agente do FBI usada pela CIA para legalizar as ações da agência em território Norte-americano. O objetivo é derrubar um cartel de drogas mexicano a qualquer custo, mas Kate Macer (Blunt) se encontra no meio de uma guerra de atrito, na qual ambos os lados usam terror e selvageria como tática.

Categorias: Melhor Fotografia; Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som.

Steve Jobs – 2 indicações

O filme acompanha três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.

Categorias: Melhor Ator (Michael Fassbender) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet).

Inside Out – 2 indicações

Riley é uma menina que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos país, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como Joy, Sadness, Fear, Anger e Disgust. Essas emoções são normalmente organizadas, mas a chegada da garota a uma nova escola faz com que tudo vire uma bagunça.

Categorias: Melhor Animação e Melhor Roteiro Original.