Dono de firma pega 10 anos por contratar indocumentados

Por Gazeta Admininstrator

O presidente de uma fábrica de móveis foi condenado a 10 anos de prisão pela contratação de imigrantes indocumentados, em Rancho Cucamonga, na Califórnia.

Rick M. Vartanian, de 57 anos, foi condenado por empregar imigrantes indocumentados em sua companhia, a Brownwood Furniture. Junto com a sentença, Vartanian terá que pagar uma multa de $15 mil.

Em novembro de 2009, ele disse a investigadores do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) que não havia mais imigrantes indocumentados trabalhando em sua companhia, que teriam sido descobertos em investigações anteriores.

Mas na verdade, ainda havia 18 imigrantes indocumentados trabalhando na companhia, de acordo com uma denúncia anônima recebida por agentes do ICE.

Investigações de 2009 revelaram que 61 dos 73 empregados da empresa haviam apresentado documentos falsos para serem contra-tados. O vice-presidente da companhia, Michael Patrick Eberly, de 48 anos, também foi condenado a um ano em condicional e terá que pagar uma multa de $10 mil dólares.

Em 2009, a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, pediu que funcionários da imigração focassem na contratação ilegal de trabalhadores, para punir os empregadores. No ano fiscal de 2010, um recorde de 180 empresários, empregadores e gerentes foram acusados de contratação ilegal, contra 114 no ano fiscal de 2009 e 135 no ano anterior.

Também no ano fiscal de 2010, oficiais de imigração realizaram mais de 2.200 auditorias a empregadores, contra 1.400 no ano fiscal 2009.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI