Doping: Lance Armstrong é banido do esporte e perde sete títulos da Volta da França

Por Gazeta News

Volta da França oficializa perda dos 7 títulos de Lance Armstrong

A União Internacional de Ciclismo (UCI) anunciou, no último dia 22, que não aceitará a denúncia da agência americana de antidoping (Usada) e punirá o ciclista Lance Armstrong, agora oficialmente banido do esporte e sem os sete títulos da Volta da França. As informações são do “Extra”.

“Sinto muito por não conseguir pegar cada um deles em flagrante e jogá-los fora do esporte na época”, afirmou Pat MacQuaid, presidente da UCI. “Lance Armstrong não tem lugar no ciclismo”.

Desde o começo de outubro, Armstrong é julgado por utilizar substâncias proibidas, junto com companheiros de equipe, para se beneficiar fisicamente. Há algumas semanas, a agência antidoping dos EUA (Usada) publicou um extenso documento de milhares de páginas com o depoimento de 26 pessoas, com provas e denúncias contra o ciclista.

Armstrong, campeão da famosa Volta da França entre 1999 e 2005, se recuperou de um câncer, voltou a competir em 2009 e se aposentou de novo em 2011. No processo, o astro americano preferiu não se defender e já perdeu parte considerável de seus patrocínios pessoais.

A Usada possui, agora, 21 dias para analisar o posicionamento da UCI. Se acatar as punições da entidade maior do ciclismo, o caso estará encerrado. Armstrong deve perder ainda, em breve, a medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas de Sydney-2000. O Comitê Olímpico Internacional está analisando a situação.