Dores de cabeça de origem cervical (Parte final) - Saúde & Bem-estar

Por Dra. Marcia Cristiane Perretto Medina

neck-pain

O tratamento para uma dor de cabeça cervicogênica envolve uma avaliação das possíveis causas e fatores contribuintes. Uma vez diagnosticada, um médico e um fisioterapeuta são frequentemente consultados para o tratamento. Pesquisas recentes em terapia física no cuidado e tratamento de dores de cabeça cervicogênica e a dor crônica associada a elas, sugerem que o exercício múscular que é intenso o suficiente para melhorar o metabolismo muscular é de benefício. Fortalecimento específico e exercícios de resistência, as vezes também acompanhados por exercícios de alongamento ativo, demonstraram ser um tratamento eficaz para dores de cabeça cervicogênicas.

Outros procedimentos da fisioterapia, já bem mais específicos, focam normalizar o tecido mole ou disfunção mecânica que provoca as dores de cabeça. Existem também técnicas que são bastante específicas e são utilizadas por profissionais altamente qualificados, como por exemplo técnicas de mobilização do segmento C5-6 (vértebra cervical 5 e 6) para um transtorno da faceta (estrutura localizada na vértebra - ossos que formam a coluna), ou uma técnica de liberação suboccipital, ou mobilização da primeira costela.

Para quem sofre de dores de cabeça que não têm nenhuma contraindicação, como por exemplo a artrite reumatóide, fisioterapeutas podem realizar a tração manual ou mecânica para fornecer descompressão, quando indicado.

Alterações posturais são as causas mais identificadas pelos fisioterapeutas nos casos de pacientes portadores de dores de cabeça. As pessoas passam grande parte do tempo em uma postura flexionada. Trabalham no computador, leem, escrevem, falam ao telefone, posturas que requerem sempre que estejamos focados em flexionar o corpo para frente.  Isso causa uma sobrecarga significativa nos discos e outras estruturas anatômicas, que podem levar a dores de cabeça e outros problemas. A educação sobre o posicionamento correto é imprescindível para prevenir que estas alterações posturais se tornem permanentes.

Tentar resolver a causa das dores de cabeça ou simplesmente aliviar a dor a longo prazo leva à frustração permanente de muitos médicos e pacientes, especialmente com menos opções agora disponíveis, já que vários seguros estão limitando cobertura de vários procedimentos utlizados pelos médicos.

Para os médicos e pacientes que ainda não tentaram a fisioterapia no tratamento da cefaléia cervicogênica e neuralgia occipital, vale a pena, pois serão agradavelmente surpreendidos com os resultados.