Dores de Cabeça de Origem Cervical - Viver Bem

Por Gazeta News

Márcia Cristiane Perretto Medina, PT, DPT, COMT - Doctor of Physical Therapy Certified Orthopedic Manual Therapist marcia.medina@att.net www.saude-bem-estar.com

Dores de cabeça de origem cervical, também conhecidas como dores de cabeça cervicogênicas, às vezes são mal diagnosticadas como enxaqueca ou cefaleia (dores de cabeça que são extremamente dolorosas e que aparecem periodicamente).

O padrão das dores de cabeça cervicogênicas é dor irradiada para a frente da cabeça, aos lados da cabeça, ou atrás dos olhos. Este tipo de dor imita outras formas de dores de cabeça, mas a cefaleia cervicogênica apresenta outros sinais, como:

? Ser agravada por movimentos do pescoço ou posturas. ? Reprodução pela pressão sobre o pescoço em sua parte superior. ? Geralmente começa na base da cabeça, onde o crânio se encontra como pescoço e então se espalha para cima e ao redor da cabeça. ? Pode ser confirmada por um bloqueio do nervo através de uma injeção quando um diagnóstico definitivo é necessário. Provavelmente, uma das condições mais típicas na sociedade, mais de quarenta e dois milhões de pessoas na América sofrem dores de cabeça a cada ano. Geralmente estas dores são nada mais que uma mínima de tensão e estresse, em outros casos são percebidas como fortes dores de cabeça, e em alguns indivíduos são enxaquecas intensas.

Lamentavelmente, uma espécie de dor de cabeça que é frequentemente mal diagnosticada e ignorada é a dor de cabeça cervicogênica. Por cefaleia cervicogênica, cientificamente entende-se como um desconforto que é específico da cabeça, porém, que tem origem no pescoço. Dores de cabeça cervicogênicas, são similares a outras formas dores de cabeça e variam em cada pessoa.

Problemas no Pescoço Podem Causar Dores de Cabeça

Anatomicamente e fisiologicamente, a parte cervical superior das 3 primeiras raízes nervosas (localizado na C1, C2 e C3) compartilham um núcleo de dor (que sinaliza rotas de dor ao cérebro) com o nervo trigêmeo. Este nervo é o principal nervo sensorial que transmite mensagens de seu rosto para o cérebro. A parte superior das três raízes nervosas da coluna cervical enviam fibras em direção à cabeça que convergem para o núcleo trigeminal, que estão localizados no topo da medula espinhal. Estes núcleos levam mensagens de dor através do trato trigemino-cervical. Pense no trato trigemino-cervical como uma estação retransmissora em que os sinais de dor são enviados através de vias nervosas primeiro para o tálamo no mesencéfalo, e depois para a maior região cortical do cérebro. É nesses centros talâmicos e corticais que a dor adquire as suas qualidades de definição, incluindo a gravidade, ou seja, como o corpo deve responder a ela, e onde foi originado.

O cérebro não é bom para definir a localização exata da dor que vem do pescoço. É por isso que o cérebro normalmente se equivoca e percebe a dor originada na coluna cervical superior como dor de cabeça.

Estudos tem observado semelhanças e diferenças entre a cefaleia cervicogênica e as enxaquecas. As duas formas de dor de cabeça impactam tipicamente mulheres e são unilaterais em natureza. Igualmente tanto na cefaleia cervicogênica como na enxaqueca, os pacientes reportam:

• sensibilidade crítica à luz (fotofobia) • sensibilidade ao som (fonofobia) • náuseas ou vômitos • cabeça latejando

Mas, todos esses indicadores são geralmente observados com muito mais frequência em vítimas de enxaqueca. É aonde acabam as semelhanças, mesmo porque enxaquecas não têm qualquer associação com a coluna cervical.

Sintomas

Sinais e sintomas que são específicos a dores de cabeça cervicogênicas como uma notável redução ou minimização da tolerância ao desconforto, o que significa uma redução de intolerância para receber e lidar com o desconforto que acompanham as dores de cabeça cervicogênicas.

Para aqueles que sofrem com esses tipos de dores de cabeça, deve ser dito que, embora a intensidade da dor vai variar de leve a moderada a grave, os sintomas de cefaleia cervicogênica ocorrem diariamente.

Há dois sintomas que geralmente são exclusivos para as pessoas com dores de cabeça cervicogênica. O primeiro é que a dor de cabeça pode ser agravada ou iniciada pelos movimentos da cabeça ou do pescoço. A segunda é que há uma acentuada sensibilidade na região suboccipital.

É óbvio que quando se trata de sintomas de cefaleia cervicogênica, o pescoço desempenha um papel significativo no diagnóstico e avaliação de sintomas. Alguns podem apresentar sintomas que não são aqui tratados e ainda estar sofrendo de dores de cabeça cervicogênica. O correto será dizer que, como cada indivíduo é único, deve ser diagnosticado e tratado como tal.

Tratamento

O tratamento para uma dor de cabeça cervicogênica envolve uma avaliação das possíveis causas e fatores contribuintes. Uma vez diagnosticada, um médico e um fisioterapeuta são frequentemente consultados para o tratamento. Pesquisas recentes em terapia física no cuidado e tratamento de dores de cabeça cervicogênica e a dor crônica associada a elas, sugerem que o exercício muscular que é intenso o suficiente para melhorar o metabolismo muscular é de benefício. Fortalecimento específico e exercícios de resistência, as vezes também acompanhados por exercícios de alongamento ativo demonstraram ser um tratamento eficaz para dores de cabeça cervicogênicas.

Outros procedimentos da fisioterapia, já bem mais específicos, focam normalizar o tecido mole ou disfunção mecânica que provoca as dores de cabeça. Existem também técnicas que são bastante específicas e são utilizadas por profissionais altamente qualificados, como por exemplo técnicas de mobilização do segmento C5-6 (vertebra cervical 5 e 6) para um transtorno da faceta (estrutura localizada na vértebra - ossos que formam a coluna), ou uma técnica de liberação suboccipital, ou mobilização da primeira costela.

Para quem sofre de dores de cabeça que não tem nenhuma contraindicação, como por exemplo a artrite reumatóide, fisioterapeutas podem realizar a tração manual ou mecânica para fornecer descompressão, quando indicado.

Alterações posturais são as causas mais identificadas pelos fisioterapeutas nos casos de pacientes portadores de dores de cabeça. As pessoas passam grande parte do tempo em uma postura flexionada. Trabalhar no computador, ler, escrever, falar ao telefone requer sempre que estejamos focados em flexionar o corpo para frente. Isso causa uma sobrecarga significativa nos discos e outras estruturas anatômicas, que podem levar a dores de cabeça e outros problemas. A educação sobre o posicionamento correto é impressindível para prevenir que estas alterações posturais se tornem permanentes.

Tentar resolver a causa das dores de cabeça ou simplesmente aliviar a dor a longo prazo leva à frustração permanente muitos médicos e pacientes, especialmente com menos opções agora disponíveis ja que alguns seguros estão limitando cobertura de vários procedimentos utlizados pelos médicos.

Para os médicos e pacientes que ainda não tentaram a fisioterapia no tratamento da cefaleia cervicogênica e neurologia occipital, vale à pena tentar, pois serão agradavelmente surpreendidos com os resultados.