Jovem mineiro vai a competição nacional com projeto de aplicativo de bolsas de estudo

Por Marisa Arruda Barbosa

kevin diniz - Copy

O mineiro Kevin Diniz, de 19 anos, está em seu último ano de High School em Sunrise e começou sua busca por bolsas de estudos para entrar na faculdade em agosto. A busca através dos dispositivos de buscas na internet pode ser frustrante.

Quando finalmente encontrou uma bolsa que achou que poderia aplicar, Kevin descobriu, depois de muito tempo, que não se qualificava por ainda não ter recebido o seu green card. "É uma busca complicada pelo Google e muito demorada. Pode ser frustrante", explicou o estudante, que vive nos Estados Unidos desde os 4 anos de idade e, hoje, é beneficiado pelo Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

Foi aí que Kevin teve a ideia de criar um aplicativo para ajudar outros jovens da idade dele a passar mais facilmente pelo processo de pesquisa por bolsas de estudo. A ideia foi levada a sério pela Piper High School, em Sunrise, e Kevin ficou em segundo lugar em uma competição que o levará a Nova York, em outubro.

Kevin participou, no dia 4, da Competição de Negócios do Network for Teaching Entrepreneurship (NFTE), na qual ficou em segundo lugar com o aplicativo "Easy Scholar". "Meu professor falou sobre essa oportunidade e eu apresentei essa ideia do aplicativo. Ele aprovou, venci a competição da escola, depois fiquei entre os finalistas de uma competição entre outras escolas e fui selecionado, junto a quatro outros alunos, para essa competição nacional", explica.

A NFTE traz programas de empreendimentos para escolas de baixa renda globalmente, incluindo insituições no sul da Flórida.

O aluno que ficou em primeiro lugar foi Jason Ramadan, da Coral Springs Senior High, com um jogo que criou para a plataforma IOS. Ele recebeu $1500 dólares da MasterCard. Em terceiro lugar ficou Zack Walsh, de Coral Springs Senior, que teve a ideia da criação de um aplicativo que oferece assistência de reparo em estradas para ciclistas. Ele recebeu $750 dólares de premiação.

"Os juízes escolheram o jogo para primeiro lugar porque já está na App Store. O meu ainda será feito", explica Kevin, que participará de um curso promovido pelo NFTE no verão para colocar o aplicativo em prática. O estudante recebeu um prêmio de $1 mil dólares na competição.

Cada aluno teve oito minutos para apresentar e vender sua ideia de negócio e teve mais três minutos para responder perguntas. Kevin conta que ficou nervoso, pois seu professor deveria levar o plano pronto e se atrasou no trânsito. "Ele chegou e minutos depois eu já tinha que fazer minha apresentação a oito juízes de empresas diferentes", conta. "Fiquei nervoso, mas graças a Deus deu tudo certo".

Os vencedores, agora, irão começar a preparação para uma competição com aproximadamente 35 pessoas que será realizada em Nova York, em outubro, com a chance de ganhar $25 mil dólares. "Com certeza, se eu ganhar vou investir no aplicativo".

Faculdade

Kevin, natural de São João Evangelista, em Minas Gerais, tem planos de entrar no Broward College para os primeiros anos de faculdade e depois ingressar na FIU ou Nova University. Ele ainda está em dúvida se quer estudar engenharia ou ciência da computação.

Mesmo tendo terminado os estudos como um dos melhores alunos da escola, com um GPA 4.6, Kevin não conseguiu uma bolsa ligada ao governo por ainda não ter o green card, disse seu pai, Gefet Diniz. O estudante conseguiu, por enquanto, uma ajuda de custo de uma bolsa no valor de $1 mil dólares.