Duas cidades da FL entre as mais perigosas do País

Por Gazeta Admininstrator

O relatório City Crime Rankings 2008-2009 coloca a cidade de Orlando como a 18ª cidade mais violenta entre as 385 cidades do País. A posição no ran-king representa uma redução dos índices de violência, em relação ao relatório do ano passado, quando Orlando apareceu como a 11ª cidade mais violenta dos Estados Unidos. A cidade de Miami Gardens ficou em 13° no ranking.

O estudo, há algum tempo, vem sendo contestado por causa da forma com que o FBI computa as estatísticas para comparar as diversas áreas geográficas. No ano passado, especialistas em criminologia criticaram os organizadores da pesquisa por incluírem estatísticas de roubos de carros junto com assassinatos e crimes violentos.

- Você dificilmente verá um criminologista utilizando os dados desse estudo para uma pesquisa científica. Esse não é um método respeitado – disse Jay Corzine, professor da Universidade de Central Flórida, que ensina criminologia e métodos de pesquisa .

No topo da lista está New Orleans, seguida de Camden, em New Jersey e de Detroit. Compton, uma cidade de Los Angeles, com notória reputação de crimes, ficou em 17° lugar. Ramapo, em New York, teve o menor índice de criminalidade, de acordo com a pesquisa.

O estudo observou cidades com, pelo menos, 75 mil residentes, e baseou-se em números de assassinatos, estupros, roubos, assaltos, arrombamentos e roubos de veículos, por número de habitantes per-capita.

A porta-voz da polícia de Orlando, Barba Jones, disse que o departamento faz sua própria análise de índices de criminalidade que, segundo ela, mostra que os crimes mais violentos estão em baixa. Até outubro, o índice de crimes sexuais caiu, de acordo com a pesquisa da polícia de Orlando, 22,8%, em relação aos dez primeiros meses de 2007. Os roubos, de acordo com o mesmo levantamento, caíram 13,5% e os assaltos diminuíram 5,6%. Orlando teve três homicídios a mais do que no mesmo período do ano passado, o que representa uma elevação de 8,8%.

De acordo com a porta-voz, comparar os números da cidade com as demais do País não é uma prioridade. “Nós nos concentramos na cidade de Orlando, porque essa é a nossa responsabilidade”, diz Jones.

Corzine considera que o perfil turístico da cidade de Orlando, de certa forma, contribui para que os números de violência sejam diferenciados. “Nós temos um problema sério de crimes violentos, mas é razoavelmente sabido que cidades turísticas têm índices de criminalidade artificialmente inflados”, diz ele.