Dupla cidadania não garante entrada nos EUA

Por Gazeta Admininstrator

Quem tem cidadania americana e imagina que apenas esse privilégio basta para embarcar livremente para os Estados Unidos, está enganado. A partir de 12 de janeiro de 2009, será preciso também possuir um número de aprovação do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), fornecida pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS).

Márcio Galvão, diretor da WS Vistos, empresa especializada na assessoria a agências para emissão de vistos, explica que o ESTA é um sistema on-line completamente automático. “Esse programa foi criado para inspeção de passageiros antes que eles iniciem a viagem. O “ESTA” está disponível na internet deste 1° de agosto de 2008 pelo site https://esta.cbp.dhs.gov.

Basta preencher o formulário em inglês e responder algumas perguntas biográficas básicas e sobre qualificações normalmente exigidas”, explica.

O pedido pode ser realizado a qualquer momento antes da viagem, mas o DHS recomenda que sejam feitas, no mínimo, com 72 horas de antecedência. “Por ser um programa novo, recomenda-se fazer a solicitação com antecedência para evitar atrasos na viagem”, aconselha o diretor da WS Vistos.

A “ESTA” aprovada é válida, a não ser que seja revogada, por dois anos ou até que o passaporte do viajante expire, o que ocorrer primeiro. A autorização é válida para várias entradas. À medida que as futuras viagens forem planejadas, ou se os endereços de destino ou os itinerários do solicitante forem alterados após a autorização ter sido aprovada, essas informações poderão ser facilmente atualizadas via on-line. Porém, Márcio reforça que só o ESTA não garante a entrada nos Estados Unidos.

“A autorização apenas permite ao viajante embarcar em um meio de transporte rumo ao país, nos termos do Programa de Isenção de Visto. Os inspetores da Alfândega e Proteção de Fronteiras do ponto de desembarque determinam se o viajante será admitido nos EUA”.

Os países que precisam solicitar o número de aprovação e autorização são Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Cingapura, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia e Suíça.