Dupla é acusada da maior fraude da história do EB-5

Por Gazeta News

Em um caso separado, Ariel Quiros e William Stenger são acusados de aplicar a maior fraude na história do programa de investidores da imigração, conhecido como EB-5, publicou o New York Times no dia 10 de maio.

Juntos, os dois conseguiram levantar $350 milhões de dólares de centenas de investidores estrangeiros de pelo menos 74 países, incluindo um brasileiro. O dinheiro seria destinado a diversos projetos nos Estados Unidos, entre eles resorts de esqui, hotéis e firmas de pesquisa em tecnologia. Em vez disso, os dois conduziram um esquema fraudulento que durou oito anos, atraindo milhões de investidores estrangeiros, de acordo com o Securities and Eschange Commission.

A dupla é acusada de montar um esquema para desviar $200 milhões direcionados a projetos futuros em um redemoinho de contas fraudulentas criadas para tentar manter os projetos anteriores em andamento. Alguns foram concluídos, outros não. Além disso, Quiros, que é de Key Biscayne, foi acusado de desviar $50 milhões de dólares para seu uso pessoal, que incluía a compra de um condomínio de luxo no Trump Place Nova York.

De acordo com o SEC, os dois deixaram um rastro de dívidas. Suas ações colocaram em risco o status de imigração de seus investidores, que já estão vivendo nos Estados Unidos, e tem posto em dúvida o futuro do programa de vistos, que tem sido visto como um incentivo no desenvolvimento de várias áreas do país.

Entre os afetados está o brasileiro Felipe Vieira, de 50 anos, um analista financeiro que se mudou com sua família para Vermont em 2013. Ele investiu em um condomínio que está inacabado e agora sua maior preocupação é ficar nos EUA. “Voltar para o Brasil seria um grande fracasso”, ele disse.

Fonte: New York Times.