Duplas brasileiras terminam primeiro dia invictas na Cidade do Cabo

Por Gazeta Admininstrator

Com a temporada já decidida - Juliana e Larissa foram campeãs antecipadas -, a Federação Internacional de Vôlei aproveita a última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na Cidade do Cabo, para testar uma inovação no sistema de disputa. As 32 parcerias foram divididas em oito grupos, com todas se enfrentando dentro das chaves. Os líderes avançam diretamente para a terceira fase. Já os segundos e terceiros colocados passam à uma etapa intermediária.

A forma de disputa mudou, mas a supremacia brasileira parece intocável. As quatro duplas nacionais que participam da etapa terminaram a quinta-feira invictas, com duas vitórias cada. Larissa e Juliana, que venceram seis etapas este ano, bateram as francesas Giordano e Giaoui, por 2 a 0 (21/11 e 21/13), e em seguida, as italianas Perrota e Gattelli, pelo mesmo placar mas com parciais menos folgadas: 25/23 e 22/20. Nesta sexta, elas jogar contra as japonesas Kusuhara e Urata tentando confirmar a primeira colocação do grupo B.

No grupo E, Renata e Talita estão na mesma situação das campeãs: se vencerem as búlgaras Lina e Petia Yanchulova, elas garantem a liderança da chave. Renata e Talita também ganharam seus dois jogos desta quinta-feira por 2 a 0, contra as canadenses Baltakys e Barry (21/16 e 21/18) e as russas Uryadova e Shiryaeva (21/16 e 22/20).

As outras duas duplas brasileiras, Ana Paula/Leila e Maria Clara/Carolina, estão na mesma chave e vão decidir nesta sexta-feira o primeiro lugar. Na estréia, as duas parcerias jogaram contra francesas. Faure e Sarpaux perderam para Ana Paula e Leila por 2 a 0 (21/19 e 21/18) e para Maria Clara e Carolina pelo mesmo placar (21/18 e 21/15). A outra dupla da França, Kadjo e Arjona, também não foi páreo para Maria Clara e Carolina, perdendo por 2 a 1 (21/14, 19/21 e 15/08), e Ana Paula e Leila - 2 a 0 (21/19 e 21/16).

As americanas Walsh e May, campeãs olímpicas, também disputam a etapa na África do Sul. Elas também terminaram a quinta-feira invictas, vencendo as espanholas Hopf e Barrio Zamora e as austríacas Montagnolli e Swoboda, ambas por 2 a 0.