Dúvida sobre green card? Essa e outras respondidas pela advogada Ingrid Domingues

Por Gazeta News

imig

De: Esmeralda Assunto: Entrar nos EUA Pergunta: Já havia ido outras vezes para os EUA como turista e fiquei alguns dias cada vez. Na última vez, que foi este ano, acabei ficando 4 meses. Eu poderia ficar 6 meses. Ao entrar, falei que ficaria 15 dias. Me deram 6 meses. Quero voltar como turista, seria meu quinto carimbo no passaporte, nunca tive problemas, mas agora estou com medo de me impedirem de entrar. Estou exagerando? Vou falar que passeei, conheci o país, mas, por ler relatos da salinha, me dá muito medo. O que a senhora acha? Mostrarei carteira registrada e tudo daqui.

Dra. Ingrid: Sendo que você nunca passou dos 6 meses permitidos, em teoria você provavelmente não deverá ter problemas. Mas é impossível prever. ___________________________

De: Felipe Assunto: Renovação de visto Pergunta: Eu tentei renovar o meu visto e infelizmente não consegui, estou inconformado até agora. Minha mãe mora lá nos EUA legalmente. Eu morei nos EUA durante 5 meses. Eu não ter conseguido renovar o visto e ter permanecido ilegal durante 5 meses lá, me impede de tirar o green card? Tem como eu tentar renovar meu visto novamente?

Dra. Ingrid: O fato de ter permanecido ilegalmente absolutamente é uma violação dos termos do seu visto de turismo. Você passando do tempo permitido, afetará um novo pedido de visto no futuro. Não há como argumentar pois é uma decisão de apelo. Você pode tentar novamente, mas não há como saber se você irá conseguir.

___________________________

De: Felipe Augusto Assunto: Green Card Pergunta: Tenho uma irmã que mora nos EUA e ela é filha do meu padrasto apenas, e não da minha mãe. Ela tem cidadania americana e tudo mais. Há possibilidade de eu conseguir o green card? Não temos relação sanguínea, apenas de crescimento, pois moramos juntos desde a infância aqui no Brasil. A mãe dela que mora muitos anos nos EUA, que foi quem concedeu a ela a cidadania. Se minha mãe e meu padrasto forem casados ou tiverem uma união registrada em cartório, ajudaria no processo?

Dra. Ingrid: Não sendo sua irmã legítima, ela não poderá iniciar um processo em seu nome. Em outras palavras, a lei exige um pai/mãe em comum ou uma relação por adoção.

___________________________

De: Leidi Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Entrei nos Estados Unidos pelo México, me entreguei na Imigração e vivi por anos aí. Tive uma filho aí. Em 2010 voltei pro Brasil. Durante esses anos que morei Nos EUA, paguei taxas ao governo, tirei tax ID, tive contas em bancos, enfim, tive uma vida normal como se fosse no Brasil. Queria saber se tenho a possibilidade de voltar para aí com visto de trabalho com amigos americanos ou se tenho possibilidade de dar entrada no green card pelo estudo do meu filho. Qual maneira mais simples que você me orienta a fazer?

Dra. Ingrid: Infelizmente, após um grande período vivendo ilegalmente nos EUA, não há nenhuma garantia que você iria conseguir um novo visto – você pode tentar, mas as chances seriam poucas. Quanto a um “green card”, seu filho poderá iniciar um processo em seu nome quando ele cumprir 21 anos e estiver morando e trabalhando nos EUA.

___________________________

De: Reinaldo Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Fui para EUA com visto de turista, consegui a extensão por mais 6 meses e acabei ficando lá por 4 anos, ou seja, morei ilegal por 3 anos. Voltei ao Brasil e fiquei por quase um ano. Resolvi voltar aos Estados Unidos, já que meu visto valia por 5 anos. Antes que meu visto vencesse, fui barrado em Miami e deportado. Tirei fotos digitais, enfim, todo procedimento de deportação, só que o agente de imigração não me deu nenhuma cópia e me disse que ele estava cancelando meu visto e que eu poderia estar voltando aos EUA o dia que eu quisesse, mas para isso eu teria que requerer um novo visto americano e, para requerer este visto, teria que pedir perdão para os EUA. Não sei se meu caso enquadra aos deportados como todo mundo e se sim quanto tempo você acredita que devo ter que esperar para requerer um novo visto, já que não recebi nenhuma cópia na minha deportação? Outra coisa, se eu me casar com uma pessoa cidadã, eu tenho chances de me legalizar?

Dra. Ingrid: Dependendo de quanto tempo você está fora dos EUA, você poderá fazer um pedido de novo visto – não há como saber se será concedido. Quanto a um casamento, se você se casar com cidadã-americana no Brasil, ela poderá iniciar um processo em seu nome, através do Consulado Americano no Brasil, após seu casamento aí.

___________________________

De: Patricia Assunto: Visto Pergunta: Na entrada em Miami, em 2002, fui praticamente obrigada a assinar uma deportação voluntária. Tenho outro passaporte e com várias entradas em vários países. Será que consigo fazer outro visto? Se perguntarem algo, falo a verdade ou minto?

Dra. Ingrid: Como sempre digo, não há como prever se uma pessoa terá um visto concedido. Tudo depende das circunstâncias de cada pessoa e, mais importante, fica a total critério do Consulado Americano.Você só irá saber quando fizer o pedido. Boa sorte!

___________________________

De: Julia Assunto: Residir nos EUA Pergunta: Meu marido é brasileiro e trabalha legalmente nos EUA há uns 2 anos. Acabamos de nos casar, isso me dá direito a residir nos EUA também? Quanto tempo mais ou menos demora pra finalizar o processo?

Dra. Ingrid: Julia, trabalhar legalmente nos EUA não necessariamente quer dizer que ele “reside” legalmente nos EUA. Se ele tem um visto de trabalho, você, como esposa, teria o mesmo. Precisaria saber que tipo de visto ele tem para poder responder sua pergunta.

___________________________

De: Mariza Ribeiro Brandao Ramos Assunto: Voltar aos EUA Pergunta: Entramos nos Estados Unidos no ano de 2005. Fomos na época em que a Imigração nos pegava e liberava pra ficar por um tempo (via México). Eu e meu filhos, com idade de 8 e 10 anos, moramos por 7 anos e depois o ICE nos deportou, no mês de fevereiro de 2012. Meus filhos teriam a chance de entrar novamente com visto? Eles eram menores ainda quando foram mandados de volta! Eu teria chances também?

Dra. Ingrid: Infelizmente, vocês só irão saber quando fizerem o pedido para o visto.

___________________________

De: Giovanna Assunto: Estudar nos EUA Pergunta: Tive o visto de turismo negado em abril deste ano. Gostaria de fazer high school nos Estados Unidos. Será mais fácil tirar dessa vez?

Dra. Ingrid: Giovanna, você poderia fazer um pedido de visto de estudante, mas somente em uma escola particular que possa emitir o formulário I-20 para você iniciar o processo.

___________________________

De: San Assunto: Pergunta: Fui no mês de dezembro para os EUA passar Natal e meu aniversário com a minha irmã e fiquei aí apenas um mês. Em abril eu retornei, só que dessa vez eu tive uns imprevistos. Meu filho ficou muito doente e não conseguia comer e tinha crise de tosse e o médico falou que se ele perdesse mais um quilo iria internar ele. Quando ele, enfim, ficou bom eu tive que operar de emergência de apêndice e, com isso, perdi minha passagem e fiquei 5 meses e 11 dias aí. Nesse tempo, quem me custeou foi minha irmã e minha mãe, que mandava dinheiro para uma conta que eu abri, de débito. Eu amo passear nos EUA com meu filhinho de dois aninhos, pois vou desde pequena. Tenho tios, primos e irmãos que são cidadãos americanos, só que eu nunca fiquei tanto tempo no país antes e, por isso, estou com medo de ir novamente, pois deixei a dívida da minha cirurgia e minha conta aberta, mais eu nunca fiquei ilegal no país. Será que eu vou ter problemas com a imigração na hora de entrar? Estou com uma carta convite da minha irmã, onde ela se responsabiliza por todos meus gastos e do meu filho ou será que é melhor eu entrar com ela no país. Agora, em dezembro, estão indo todos os meus familiares para casa dela, menos eu, porque em dezembro vai ter apenas três meses que eu vou ter regressado de lá e tenho medo de me deportarem com meu filhinho de dois anos. O que eu faço?

Dra. Ingrid: Primeiro, quanto a sua dívida, se você tinha plano de saúde no Brasil, o mesmo poderia ter reembolsado seus gastos aqui. Esta dívida pode afetar seu crédito aqui. É impossível eu confirmar e garantir que você não vai ter problemas conseguindo um novo visto ou na sua entrada. É muito difícil prever este tipo de caso. Infelizmente, você só irá saber as consequências (com certeza) quando resolver vir.

___________________________