De: Gerliane Viegas
Assunto: Tratamento nos EUA
Pergunta: Fomos para os Estados Unidos em 2004 pelo México, fomos presos e liberados. Em 2005, tivemos um filho nos EUA. Em 2006, durante uma parada da polícia, meu esposo foi preso e deportado. Dois meses depois, retornei com meu filho para o Brasil. Meu esposo pegou 10 anos. Hoje, meu filho tem 8 anos e foi diagnosticado como Síndrome de Asperger (autismo). Pelo SUS não conseguimos tratamento para ele, e pela rede privada é muito caro e poucas alternativas em nossa cidade. A quem devemos recorrer para tentar voltar para os EUA, pois aí tem todo o tratamento que ele precisa, e quanto mais cedo for feito os estímulos melhor vai ser o resultado do meu filho? Como cidadão americano, ele tem direito ao tratamento? E nós, como pais?
Dra. Ingrid: Seu filho, como americano, tem direito de morar em seu país, porém, os pais não. O fato de seu filho ter autismo não atinge um critério suficiente para pedir uma permissão para que vocês possam vir tratar dele aqui. Autismo se tornou uma síndrome universal, para a qual existe tratamento, como você mesmo menciona. Embora seja de alto custo, se o tratamento existe no seu país, nao vejo possibilidade de obter permissão para voltar aos EUA somente para obter tratamento para ele.
____________________________
De: Guilherme
Assunto: Visto de estudante
Pergunta: Eu estou nos EUA por 1 mês com o visto de turista (b1/b2), na casa de uma prima minha, sendo que me interessei por ESL (English Second Language), que tem uma uma escola aqui perto. Eu poderia trocar o visto de turista pelo de estudante aqui mesmo, nos EUA?
Dra. Ingrid: Você poderá fazer um pedido de visto de estudante antes do seu visto de turismo expirar, mas não poderá começar a estudar antes dele ser aprovado.
____________________________
De: Fabio Ricardo
Assunto: Processo de green card
Pergunta: Por minha noiva ter o green card, ela poderia iniciar o processo para minha ida com ela para os EUA? Ela está aí há tres meses, e a mãe dela já é cidadã americana por ter casado com um americano. Existe alguma outra alternativa, como mandar uma carta convite ou algo parecido.
Dra. Ingrid: Você terá que fazer um pedido de visto de turismo. O fato de sua noiva ser residente poderá complicar um pouco, pois o Consulado poderá achar que você virá para ficar.
____________________________
De: João Antônio Rissi Silva
Assunto: Retornar aos EUA
Pergunta: Em dezembro de 2009, por insistência dos meus pais, fui passar um tempo nos Estados Unidos para praticar o inglês. Recebi um visto (summer travel/work ), Issue date 07 DEC 2009 - expiration date 15/Mar/2010. Fiquei trabalhando em uma churrascaria, mas neste período meu irmão iria casar-se com uma canadense no dia 12 de junho de 2010. Achamos melhor esperar o casamento, para não gastar mais. Fiz o pedido de prorrogação do visto. Fui viajar fazendo um turismo e fiquei sem receber a carta , sabendo depois que foi negada. Entrei no Canadá no dia 14/Jun/2010, hospedado na casa da família da minha cunhada, onde aconteceu o casamento. Retornei para os EUA no dia 16/Jun/2010, voltando no mesmo dia para o Brasil. Passaram-se 3 anos, sou sócio de um posto de combustível, tenho carro no meu nome, trabalho com uma empresa americana de produtos de nutrição, Herbalife, há 3 anos. Acontece vários eventos corporativos da empresa Herbalife; como Chile, Barcelona, onde participei destes. Agora, em outubro, será em Los Angeles. Estou com passagem comprada, hotel pago, com um grupo de 60 pessoas indo para o mesmo evento. Passei hoje pela entrevista. O americano que me entrevistou negou meu visto, alegando que eu tenho intenção de ficar lá. Não tem intenção nenhuma de morar nos Estados Unidos. Tenho negócios aqui, desenvolvo meu trabalho com a Herbalife no Brasil e me casarei em agosto do ano que vem. Fico triste, pois trabalho com uma empresa americana e represento com muito orgulho esta empresa aqui no Brasil, pois sei que o crescimento aqui no Brasil tem sido muito grande. Preciso participar deste evento, quero somente ir ao evento. Como posso recorrer este visto?
Dra. Ingrid: Entendo sua situação e sempre me fazem essa pergunta. Infelizmente, a única maneira de saber se você irá conseguir um visto será quando fizer o pedido. Não há como saber antes, é algo imprevisível.
____________________________
De: Cynthia Franca
Assunto: Benefícios do governo
Pergunta: Dei entrada na imigração com um VAWA, em dezembro passado, sozinha. Posso solicitar a ajuda financeira mensal que o governo oferece (algo em torno de $400, correto?). Ou devo esperar pela decisão da USCIS para fazer a solicitação? Eu não possuo autorização de trabalho ainda e essa ajuda seria muito bem-vinda.
Dra. Ingrid: Não há como eu comentar nos beneficios que você poderá ou não ter direito, sem saber os detalhes do seu caso. Se quiser entrar em contato com nosso escritório, poderemos lhe dar maiores informações.
____________________________
De: Maria Solange Santos
Assunto: Voltar legalmente aos EUA
Pergunta: Estive nos EUA, em 2005, com passaporte europeu, mas passei do tempo de permanência por dois anos. Voltei em dezembro de 2007. Tenho muitos vínculos com o Brasil. É possivel eu entrar nos EUA sem ser barrada? Já estou aqui desde 2007.
Dra. Ingrid: Maria, não há como saber se sua entrada será permitida. É algo imprevisível.
____________________________
De: Claudinei
Assunto: Conseguir cidadania
Pergunta: Pretendo ir para os EUA e ficar por seis meses, mas quero fazer tudo dentro da lei. Depois de seis meses eu quero trabalhar e ficar por aí. Qual a lista de coisas que devo fazer para conseguir minha cidadania? Curso engenharia civil e pretendo gazer pós-graduação nos EUA. Tem muitos empregos referentes a essa área aí?
Dra. Ingrid: Se você pretende morar nos EUA você dever procurar um advogado e conversar com ele/ela antes de sua vinda ou logo após sua vinda. O visto de turismo não irá lhe dar direito a trabalho e não tem como conseguir a “cidadania’ antes de uma residencia permanente. Te aconselho a nos procurar ou procurar outro profisional. Meu email é: [email protected].
____________________________
De: Willy Ferreira Santos
Assunto: Voltar legalmente aos EUA
Pergunta: Estive nos EUA por 4 anos e fui ilegal pelo México. Voltei em 2010. É possível eu conseguir visto novamente? Não tenho nenhum problema com a justiça americana, a não ser meu tempo ilegal. Tenho vínculos com o Brasil. E se eu for com passaporte europeu, ficaria mais fácil a minha entrada no país? Nunca recebi a tal carta de deportação.
Dra. Ingrid: Não há como saber se você irá conseguir seu visto. É algo imprevisível e fica ao total critério do Consulado. Você só vai saber, quanto tentar. Boa sorte!
____________________________
De: Amanda
Assunto: Retornar aos EUA
Pergunta: Entrei nos Estados Unidos pelo México, mas era menor de idade. Morei por 4 anos e sai com 17 anos, ainda menor de idade. Hoje, moro no Brasil e tenho uma situação financeira estável, trabalho fixo e tenho bens em meu nome. Gostaria de saber se posso encontrar alguma dificuldade para passar pela imigração quando chegar no aeroporto nos Estados Unidos.
Dra. Ingrid: Se você conseguiu visto, você tem boa chances de conseguir entrar, mas infelizmente não há como saber com certeza, só mesmo quando você tentar!